A reaplicação das provas do Enem 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 17 de novembro. Prazo para fazer o pedido segue disponível até 21 de novembro. Solicitação deve ser feita na Página do Participante.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será reaplicado nos dias 16 e 17 de dezembro e contará com o mesmo formato e estrutura da aplicação regular.
Lembrando que só podem pedir a reaplicação aqueles candidatos afetados por desastres naturais, problemas logísticos ou acometidos por doenças infectocontagiosas.
Nos últimos dois domingos aconteceram as provas do Enem deste ano. O tema da redação da edição regular abordou as perspectivas sobre o envelhecimento na sociedade brasileira.
Leia também: Professores analisam tema da redação do Enem 2025
Quem pode pedir a reaplicação das provas do Enem 2025?
Podem pedir a reaplicação das provas do Enem 2025 candidatos que se enquadram nas condições especificadas abaixo:
-
Doenças infectocontagiosas, tais como: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19
-
Problemas logísticos causadas por: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural) ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
Os participantes deverão comprovar as situações com documentação específica conforme mencionado no item 13 deste edital.
Como são as provas do Enem 2025?
As provas do Enem 2025 serão compostas por 180 questões e uma redação. O tema da redação da reaplicação será diferente das edições regulares e das cidades paraenses.
Confira como será a composição do exame:
-
1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas;
-
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática.
Em ambos os dias os portões dos locais de provas são abertos às 12h e fechados às 13h, e o exame começa às 13h30.
A duração é de cinco horas e meia no primeiro dia e, no segundo, cinco horas. Os horários seguem os de Brasília.
