O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na noite de ontem, 27, que será divulgado uma declaração de atendimento às condições de certificação. O documento será disponibilizado na Página do Participante a partir desta sexta-feira, 30 de janeiro.
A declaração de condições de certificação permitirá que estudantes que escolheram utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 como forma de certificar a conclusão do ensino médio realizem as pré-matrículas em universidades que fizeram a seleção pelo SiSU 2026.
O Inep disponibilizará o documento porque o certificado de conclusão do ensino médio será emitido após o período de participação em programas de ingresso em instituições de ensino superior, SiSU, ProUni e Fies.
A certificação dos participantes será feita de forma digital, a partir de 2 de março, por meio de um sistema a ser disponibilizado no portal do Inep. A emissão dos documentos oficias é de responsabilidade dos institutos federais.
Leia também: MEC receb inscrição para mais 590 mil bolsas de estudos pelo ProUni 2026
Certificação de conclusão do ensino médio
O Inep divulgou, em maio do ano passado, que o Enem 2025 voltaria a certificar a conclusão do ensino médio e poderia ser utilizado como forma de ingresso na educação superior. Para isso, os participantes devem:
-
Ter 18 anos ou mais até o primeiro dia de prova;
-
Atingir o mínimo de 450 pontos em cada área de conhecimento do Exame;
-
Atingir o mínimo de 500 pontos na redação.
Onde usar a nota do Enem 2025?
A nota do Enem 2025 pode ser usado para participar de programas do governo de ingresso à educação superior, tanto pública quanto particular:
-
Sistema de Seleção Unificada (SiSU): vagas em universidades públicas. Inscrição aconteceu entre 19 e 23 de janeiro;
-
Programa Universidade para Todos (ProUni): bolsas de estudo (parciais e integrais). Prazos de inscrição abertos de 26 a 29 de janeiro;
-
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): financiamento de mensalidades de graduações em instituições privadas. Inscrição abrirá entre 3 e 6 de fevereiro.
Além disso, as universidades e faculdades realizam vestibulares e seleções próprias que aproveitam as notas do Enem de forma exclusiva ou parcial para o ingresso em cursos de graduação. O Enem também é utilizado em seletivas de oferta de bolsas para faculdades particulares.
