Faltam duas semanas para o Enem 2025, que será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro. O exame marca um dos momentos mais desafiadores enfrentados por estudantes, já que é por meio do Enem que estudantes do país inteiro podem ingressar em universidades.
Os últimos dias que antecedem a prova são, geralmente, marcados por intensa pressão acadêmica por resultados satisfatórios e sobrecarga com informações nas mídias sociais, além do estresse e ansiedade, como destaca a assessora pedagógica do programa de educação socioemocional da SOMOS Educação, Líder em Mim, Fabiana Santana.
Diante desse momento, Fabiana aponta que é importante que o estudante desenvolva a autorregulação das emoções, uma competência socioemocional que auxilia o aluno a lidar com ansiedade presente em momentos que precedem vestibulares e outros pontos de toda a vida.
“Adotar uma rotina de estudos equilibrada, priorizar o sono e uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, buscar momentos de relaxamento e lazer podem ajudá-los nesse processo. Compartilhar sentimentos com pessoas de confiança e, se necessário, procurar apoio psicológico, também são medidas importantes para ajudar o estudante nessa reta final”
Fabiana Santana
O Enem 2025 também terá outros dois finais de semana de aplicação da prova. Os participantes das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, farão o exame nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido ao evento sobre mudanças climáticas, COP 30, que acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro.
Leia também: veja outras dicas para lidar com a ansiedade em época de vestibular
Crédito: Divulgação.
Dicas para manter o equilíbrio emocional no Enem 2025
Fabiana deu 5 dicas sobre como criar uma rotina equilibrada entre estudos, descanso e lazer, que auxilia a lidar com as emoções e manter o equilíbrio para o Enem 2025. Confira:
1 - Pratique o autoconhecimento emocional
“Identificar gatilhos de ansiedade, cansaço e desmotivação permite agir de forma mais consciente. Ao analisar suas emoções e o impacto delas na rotina, o estudante fortalece o foco e amplia sua capacidade de concentração durante os estudos e nas provas”, explica Fabiana;
2 - Desenvolva estratégias de autorregulação
Segundo Fabiana, a autorregulação envolve saber lidar com as próprias reações diante de situações de pressão. Atividades como meditação, respiração profunda, leitura ou pausas estratégicas ajudam a reduzir a tensão. Além disso, manter uma rotina equilibrada de sono, alimentação saudável e lazer contribui para a estabilidade emocional.
3 - Utilize ferramentas de liderança e organização
"Com a Ferramenta de Liderança chamada Quadro de Priorização, o estudante deve listar todas as tarefas e classificá-las conforme o grau de importância. Outra ferramenta de liderança importante é o Círculo de Controle e Infulência. A estratégia é distinguir o que está ao alcance (como acordar no horário e organizar materiais) do que não pode ser controlado (como o trânsito ou o clima), evitando sobrecargas emocionais”, indica a assessora pedagógica do Líder em Mim;
4 - Adote uma mentalidade de crescimento e proatividade
Fabiana explica que segundo o conceito apresentado por Stephen R. Covey, em seu livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, a proatividade “significa muito mais do que simplesmente tomar a iniciativa”, pois implica reconhecer que os resultados dependem de decisões individuais, e não apenas fatores externos. Essa atitude faz com que o estudante enxergue os erros como oportunidades de crescimento e mantenha a motivação mesmo diante das dificuldades.
5 - Hábitos eficazes a longo prazo
“Praticar atividades físicas, manter momentos de lazer, criar uma rede de apoio e preservar uma mentalidade positiva ajudam a fortalecer o bem-estar físico e emocional. Esses hábitos ampliam o autoconhecimento e a capacidade de lidar com desafios, preparando o estudante não apenas para a prova, mas também para os próximos passos da vida acadêmica e pessoal”, pontua Fabiana.
Como é a redação do Enem 2025?
A redação do Enem 2025 dever ser produzida no primeiro dia do exame, 9 e 30 de novembro, é preciso ser um texto dissertativo-argumentativo, feito conforme o tema proposto.
O texto deve apresentar uma redação introdução, desenvolvimento e conclusão. Na conclusão é preciso que os participantes apresente uma proposta de intervenção para o problema apresentado na frase temática.
A correção da redação do Enem 2025 é feita de acordo com cinco competências, que englobam diferentes aspectos do texto.
Faça a redação de utilize o Corrge Aqui para revisar o texto de acordo com as competências do Enem. É possível corrigir a redação com professores ou com a Iara, inteligencia artificial do Brasil Escola, treinada para correção de textos no modelo do Enem.
Para mais informações, acesse a cartilha da redação do Enem 2025
Crédito: Reprodução/Cartilha do Participante Enem 2025.
Como é a prova do Enem 2025?
A prova do Enem 2025 é dividida em áreas do conhecimento. O exame é composto por 180 questões e uma redação dissertativo-argumentativa.
Confira a composição das provas do Enem 2025 por dia de aplicação:
-
1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas;
-
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática.
Estude para o Enem 2025 com provas de edições anteriores.
Datas do Enem 2025
Confira o cronograma do Enem 2025:
-
Inscrições: 26/05 a 13/06
-
Pedidos de atendimento especializado: 26/05 a 13/06
-
Pagamento da taxa de inscrição: até 27/06
-
Resultado preliminar do atendimento especializado: 20/06
-
Provas: 09 e 16/11
-
Provas em Belém, Ananindeua e Marituba - PA: 30/11 e 07/12
-
Resultado: 16/01/2026
Conheça a Jornada do Enem, uma página interativa que auxilia os estudantes a chegarem mais preparados para as provas.