Nesta terça-feira, 19 de abril, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que 1.949.448 estudantes solicitaram isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Os pedidos foram enviados entre os dias 4 e 15 de abril.
O resultado das solicitações será divulgado na próxima sexta-feira, dia 22. Quem tiver o pedido negado poderá interpor recurso no período de 25 a 29 de abril. O resultado dos recursos será publicado no dia 6 de maio.
No ano passado, quase 1,9 milhão de pessoas (61% dos inscritos) conseguiram a gratuidade na inscrição do Enem.
Quem tem direito a isenção
Puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 os seguintes estudantes:
- 
	Alunos que estão matriculados no último ano do ensino médio de escolas públicas em 2022; 
- 
	Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsa integral, que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa; 
- 
	Inscritos no CadÚnico do Governo Federal com Número de Identificação Social (NIS) próprio - renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou total de três salários mínimos. 
Saiba mais sobre a isenção da taxa de inscrição do Enem
Justificativa de ausência
Também entre os dias 4 e 15 de abril, os estudantes que ganharam a isenção no Enem 2021, mas compareceram às provas, tiveram que justificar ausência para ter o benefício novamente. Os motivos aceitos são:
- 
	Assalto ou furto; 
- 
	Acidente de trânsito; 
- 
	Casamento ou União Estável; 
- 
	Morte na família; 
- 
	Maternidade ou paternidade; 
- 
	Acompanhamento de cônjuge ou companheiro; 
- 
	Privação de liberdade; 
- 
	Internação ou repouso médico ou odontológico; 
- 
	Trabalho ou deslocamento a trabalho; 
- 
	Intercâmbio acadêmico; 
- 
	Atividade curricular. 
Enem 2022
As provas do Enem 2022 serão realizadas em 13 e 20 de novembro. O edital com as demais datas e as regras do exame será divulgado em breve. Geralmente, as inscrições serão realizadas em maio.
No Brasil Escola, os estudantes podem utilizar diversos recursos para estudar para o Enem, como as videoaulas, lista de exercícios, provas anteriores e simulado.
 
                    