Dicas sobre relevo no Enem

As questões sobre relevo no Enem costumam abordar a dinamicidade do meio físico e sua relação com o espaço social.

Por Rodolfo F. Alves Pena
É importante para o candidato a compreensão sobre a dinamicidade do relevo terrestre
É importante para o candidato a compreensão sobre a dinamicidade do relevo terrestre
Imprimir
A+
A-
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Olá, pessoal! Hoje vamos conferir algumas dicas sobre relevo no Enem, um tema muito importante. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na prova de Geografia, quando falamos de relevo, falamos basicamente da estrutura superficial da litosfera terrestre, bem como dos elementos que atuam direta ou indiretamente em sua transformação. Vale lembrar que a litosfera (que é equivalente à crosta terrestre) é a mais externa e a menor das camadas da Terra. 

Confira a questão a seguir do Enem de 2010, que trata de algumas das noções básicas sobre as características das rochas:

Questão da prova de 2010 sobre as rochas e os fósseis
Questão da prova de 2010 sobre as rochas e os fósseis

Na questão acima, há uma imagem que retrata o processo de fossilização, que só pode ocorrer em rochas sedimentares, haja vista que o processo de formação delas é o único que viabiliza o soterramento e a conservação dos organismos fósseis, conforme aponta a letra B do exercício. Nesse caso, bastava ao candidato conhecer um pouco sobre a formação e composição da estrutura terrestre. 

Uma importante dica para que o candidato se saia bem em questões sobre relevo no Enem é considerar a litosfera terrestre como um sistema dinâmico, que está sempre em transformação. Além do mais, as provas do Enem de Geografia Física costumam cobrar a relação entre o homem e o meio, ou seja, os elementos físicos com o funcionamento das sociedades, incluindo o modo de vida urbano e o uso e exploração dos solos. Confira outra questão, também do ano de 2010, que exemplifica essa característica:

Questão sobre erosão em áreas urbanas
Questão sobre erosão em áreas urbanas

Para essa questão, é importante considerar que a água é um importante agente de transformação do relevo e, como tal, tende a desgastar o terreno à medida que se desloca, fator que se intensifica em áreas de elevada declividade, como morros e encostas. Os sedimentos retirados por esse processo, que é um processo erosivo, são transportados para as áreas mais baixas, onde costumam estar os rios, que se enchem com esses sedimentos (assoreamento) e acumulam níveis maiores, podendo causar enchentes e prejuízos sociais em áreas urbanizadas. Tudo isso é narrado pela letra A

Portanto, para estudar a dinâmica do relevo, é preciso também compreender os efeitos socioambientais das transformações superficiais da litosfera com ou sem a intervenção humana. Por isso, sugerimos que o candidato prepare-se para a prova com o estudo dos seguintes temas:

O problema das enchentes

Enchentes e deslizamentos de terra no Brasil

Deslizamentos de encostas

Inundações urbanas

Intemperismo

Erosão

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Formas de se proteger o solo contra a erosão

Desertificação

Litosfera

Ciclo das Rochas

Tipos de Rochas

Tipos de relevo

Agentes formadores do relevo

As águas como modeladoras do relevo

As dobras e as falhas na formação do relevo

Estrutura terrestre

Estrutura geológica do Brasil

Vulcanismo

Correntes de convecção da Terra

Por hoje é só! Bons estudos a todos e não deixem de conferir as seções de Geografia Física e Geografia Física do Brasil no portal Brasil Escola. Até a próxima!