Saiba como usar notas do Enem 2025 para estudar no exterior

Universidades de Portugal também utilizam os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção.
Em 28/01/2026 09h12 , atualizado em 28/01/2026 09h31 Por Jade Vieira

Foto do campus da Universidade Nova de Lisboa. Texto: título da notícia
O Enem é usando como seleção de instituições portuguesas desde 2014.
Crédito da Imagem: Foto - Divulgação/Universidade Nova de Lisboa
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi divulgado no último dia 16 de janeiro. Desde então, o período de inscrição do SiSU 2026 já aconteceu, as inscrições para o ProUni 2026 tiveram início no dia 26 e as inscrições do Fies 2026 começam em 3 de fevereiro.

Além as opções de ingresso em universidades públicas e faculdades particulares de todo país, as notas do Enem também possibilitam que estudante possam se candidatar para vagas em universidades de Portugal.

São cerca de 26 instituições portuguesas que reconhecem os resultados do Enem como forma de seleção para estudantes ingressantes. Portugal é o único país, além do Brasil, a aceitar o exame como substituto dos vestibulares locais. Instituições de outros países europeus usam a nota do exame como parto do processo seletivo.

No entanto, a seleção em universidades dos Estados Unidos não utilizam as notas do Enem, a avaliação do candidato é feita por meio do histórico escolar (GPA), redações pessoais, atividades extracurriculares, cartas de recomendação e proficiência em inglês.

Já para instituições canadenses, a nota pode ser solicitada como documento adicional, mas tem peso limitado frente às notas do ensino médio e aos requisitos linguísticos.

Leia também: MEC recebe inscrição para mais 590 mil bolsas de estudos pelo ProUni 2026

Como usar a nota do Enem para estudar no exterior?

A parceria entre o Enem e instituições de Portugal começou em 2014, a partir de mudança na legislação portuguesa, que regulamentou o estatuto do estudante internacional no país europeu.

Após o Ministério da Educação de Portugal permitir que instituições definissem o modo de ingresso de estudantes internacionais, a Universidade de Coimbra foi a primeira instituição da definir convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anisio Teixeira (Inep) para utilizar o exame como forma de seleção.

Cada instituição estabelece seus critérios, como nota mínima, pesos específicos por área e o prazo de validade da nota. Roberta Mayumi, coordenadora do High School Americano e Internacional Counselor da FourC Bilingual Academy, aponta, geralmente, o período de validade da nota é entre quatro e cinco anos.

A coordenadora ainda explica que instituições de outros países, como Espanha, Itália e França, exigem outras etapas de seleção, além das notas do exame. “Nesses casos, a nota do exame nacional pode integrar o dossiê do processo seletivo, ajudando a contextualizar o desempenho acadêmico do candidato, mas não garante a aprovação”, explica Roberta.

Preparação e planejamento para estudar no exterior

Para estudar fora, além da preparação acadêmica, um passo essencial é a organização financeira. O estudante deve organizar o orçamento dos gastos que terá durante a graduação e separar a documentação exigida pela instituição e país de escolha, sempre se atentando aos prazos de cada universidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

"Nesse cenário, a escola deve desempenhar um papel estratégico ao orientar escolhas acadêmicas desde cedo, desenvolver competências como escrita argumentativa e pensamento crítico, incentivar atividades extracurriculares e apoiar a preparação para exames de proficiência", complementa Roberta

A coordenadora aconselha que estudantes que tenham focado somente no Enem 2025 deem prioridade a faculdades portuguesas, mas ela ainda lembra que o exame pode ser considerado na concessão de bolsas de estudo --- ainda que não seja o único aparelho avaliativo.

Faculdades portuguesas que utilizam o Enem

Confira a lista completa de faculdades de Portugal que utilizam o Enem como seleção:

  1. Universidade Nova de Lisboa

  2. Instituto Politécnico de Beja – IPBeja

  3. Instituto Politécnico de Leiria

  4. Instituto Politécnico do Porto – IPP

  5. Instituto Politécnico de Coimbra – IPC

  6. Universidade da Beira Interior – UBI

  7. Universidade do Minho – Uminho

  8. Instituto Politécnico de Santarém

  9. Instituto Politécnico de Castelo Branco

  10. Instituto Politécnico de Bragança

  11. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)

  12. Instituto Politécnico de Portalegre

  13. Instituto Politécnico de Viseu

  14. Universidade Católica Portuguesa – UCP

  15. Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida – ISPA

  16. Escola Superior Artística do Porto – ESAP

  17. Universidade de Aveiro – UAVEIRO

  18. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra – ESSEnfC

  19. Universitário da Maia – UMAI

  20. Instituto Politécnico da Maia e Universidade da Maia

  21. Universidade Europeia

  22. Escola Superior de Saúde do Alcoitão

  23. Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha - Portuguesa

  24. Instituto Português de Administração de Marketing – Ipam

  25. Instituto Politécnico de Viana do Castelo - IPVC

  26. Instituto Português de Administração e Marketing-Porto - Ipam - Porto

Saiba mais sobre como usar a nota do Enem para estudar em Portugal.

Onde usar a nota do Enem 2025?

A nota do Enem 2025 pode ser usado para participar de programas do governo de ingresso à educação superior, tanto pública quanto particular:

Além disso, as universidades e faculdades realizam vestibulares e seleções próprias que aproveitam as notas do Enem de forma exclusiva ou parcial para o ingresso em cursos de graduação. O Enem também é utilizado em seletivas de oferta de bolsas para faculdades particulares.