Como calcular a média do Enem?

Média do Enem é usada em vestibulares, SiSU, ProUni e FIES. Para calcular a média do Enem, é preciso saber o peso das provas no curso pretendido.

Por Adriano Lesme
Média acima de 450 pontos no Enem é exigida para ProUni e FIES
Estudante branco aponta para calculadora
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
A+
A-
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Como calcular a média do Enem? Essa pergunta é bem simples de responder, mas pode ser complexa dependendo do por que se quer calcular a média das notas do Enem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A média simples é calculada somando as notas das cinco provas, incluindo a redação, e dividindo por cinco. Ela é chamada de média aritmética.

A complexa é quando uma universidade estabelece peso para cada uma das provas, assim a média seria a soma das cinco notas multiplicadas pelos respectivos pesos e dividida pela soma dos pesos.

Difícil? Esse cálculo, chamado de média ponderada, pode causar certa confusão mesmo, por isso disponibilizamos uma ferramenta que calcula a média do Enem.

Ferramenta para calcular a média do Enem

ATENÇÃO: os pesos estão nos sites das universidades, no edital de adesão ao SiSU ou no edital do vestibular. Para ProUni e Fies coloque peso 1 em todas as provas.

A média simples é usada no Programa Universidade para Todos (ProUni), Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e na maioria dos vestibulares e processos seletivos feitos por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No caso do ProUni e do Fies, para concorrer às bolsas de estudo e ao financiamento é preciso que a média seja pelo menos de 450 pontos, sem que a redação seja zerada, além dos pré-requisitos de renda.

Algumas instituições de ensino, como a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), estabelecem pesos para cada uma das provas do Enem, que podem variar até de acordo com o curso. Por exemplo, a prova de Matemática pode ter peso maior para um curso de Exatas e menor para um de Humanas.

Para fins de comparação, a média nacional do Enem é cerca de 500 pontos. Dúvidas sobre como é feito o cálculo das notas do Enem podem ser respondidas aqui.

Como são as provas do Enem?

As provas do Enem são compostas por quatro áreas de conhecimento com 180 questões objetivas e a redação. Veja a distribuição:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 45 questões

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões

  • Matemática e suas Tecnologias: 45 questões

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões

Acesse as provas anteriores do Enem aqui

Artigos Relacionados


Calculadora de notas para o SiSU: ferramenta gratuita faz projeção de resultado no programa

Brasil Escola lança calculadora de notas do Enem para o SiSU. Ferramenta gratuita leva em consideração notas de corte e pesos atribuídos pelas universidades.

Como calcular a nota do Enem

Entenda como é calculada a nota do Enem, que utiliza um método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). É possível saber quanto vale cada questão do Enem?

Confira as notas de corte do SiSU 2013/1 em Medicina e outros cursos

Para passar em Medicina é preciso mais de 757 pontos na média do Enem 2012.

Divulgadas notas máximas e mínimas do Enem 2012

Maior nota possível em uma das quatro provas objetivas foi 955,2 pontos em Matemática.

Enem 2018: redações com notas consideradas baixas aumentam mais de 20%

Na redação do Enem 2018, cresceu a porcentagem de participantes com nota até 400 pontos (o máximo é 1000). A nota média da redação caiu de 558 para 523,4. Ao todo, 4,1 milhões de redações foram corrigidas no Enem 2018 contra 4,7 milhões em 2017.

Está disponível o resultado da edição 2014 do Enem

O Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta terça-feira, 13 de janeiro, o boletim de desempenho com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014.

Estão abertas as inscrições para o ProUni 2013/1

Quase 145 mil bolsas são oferecidas em instituições particulares de ensino superior.

Feevale abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2012

Notas das três últimas edições do Enem podem ser usadas como critério único.