Pré-Vestibular em Ação

Com 15 anos de história, o Em Ação é considerado, hoje, o maior pré-vestibular gratuito do Estado.

Por Wanja Borges
Cursinho atende quase 400 estudantes por ano, em Curitiba e São José dos Pinhais
Cursinho atende quase 400 estudantes por ano, em Curitiba e São José dos Pinhais
Imprimir
A+
A-
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Criado no ano 2000 por estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na sua maioria, o pré-vestibular “Em Ação” tem como objetivo a preparação gratuita de alunos de baixa renda para os principais vestibulares da Região Metropolitana de Curitiba e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde 2009, o projeto funciona com o apoio do Serviço Social da Indústria (SESI) do Paraná e atende, anualmente, mais de 300 estudantes. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A iniciativa é voltada para candidatos que estejam cursando ou tenham concluído o 3º ano do Ensino Médio, sendo a maior parte dos estudos em escola pública, e que não possuem condições de pagar um cursinho particular. Anualmente, cerca de 2,5 mil estudantes disputam as oportunidades oferecidas. Segundo os organizadores, o cursinho aprova mais de 40% dos candidatos atendidos em universidades públicas, além dos bolsistas integrais em instituições privadas.

Considerado o maior pré-vestibular gratuito do Estado, o cursinho funciona em Curitiba e em São José dos Pinhais, na Avenida Comendador Franco das Torres, nº 1.341 e na Avenida Rui Barbosa, nº 5.881, Afonso Pena, respectivamente. As aulas são ministradas aos sábados e domingos, das 8h às 20h. Os estudantes providenciam, apenas, o material didático, que é oferecido por preço de custo.

Inscrição e seleção

Geralmente, as inscrições podem ser feitas nos meses de janeiro e fevereiro, mediante taxa de R$ 50 e doação de 1 kg de alimento não perecível, que é encaminhado para instituições de atividade social.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O processo seletivo é dividido em duas etapas. A primeira é constituída por uma prova objetiva com 40 questões sobre Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, Português e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) mais Redação. Já a segunda consiste em uma entrevista socioeconômica. A matrícula custa R$ 60.

Pré-Vestibular Em Ação
Endereço: Voluntários da Pátria, nº 475, 6º andar, Conjunto 607, Centro, São José dos Pinhais/PR
Telefones: (41) 3023-4702 / 3013-1549.
Site: www.emacao.org.br
Facebook

Artigos Relacionados


Cursinho CEPV da UEL

Com o objetivo de atender estudantes de baixa renda de Londrina, o Cursinho CEPV oferece 450 vagas por ano de forma gratuita.

Cursinho Comunitário Feldman (UTFPR)

Saiba como participar do processo seletivo para o Cursinho Comunitário Feldman, promovido pelo Campus Londrina da UTFPR. As aulas iniciam em março e encerram em novembro e tem como foco preparar os estudantes para ingressar na universidade pública.

Cursinho Solidário

Conheça o Cursinho Solidário, uma iniciativa da ONG Formação Solidária que atende prepara estudantes de baixa renda e da rede pública de Curitiba e Região Metropolitana para o Vestibular e Enem. As aulas são realizadas na UTFPR e no Curso Positivo Batel. Não há mensalidade.

Cursinho comunitário em Curitiba inscreve para processo seletivo

Projeto visa preparar estudantes de baixa renda para vestibulares de universidades públicas.

Cursinho gratuito no Paraná inscreve para turmas de 2023

Curso Pré-Vestibular Gratuito "Em Ação", no Paraná, já inscreve para as turmas de 2023. Os interessados podem fazer o cadastro até o dia 10 de fevereiro

Cursinho pré-vestibular e Enem em Curitiba inscreve para turmas de 2018

Cursinho localizado em Curitiba (PR) está com inscrições abertas para as turmas extensivas de 2018.

Projeto Tô Passada

Cursinho Tô Passada auxilia estudantes LGBT de Curitiba a saírem bem no Enem e ingressar no ensino superior.

Pré-vestibular Em Ação (PR) recebe inscrições para 80 vagas

O curso pré-vestibular gratuito “Em Ação” está com inscrições abertas para as turmas de 2017 do seu semiextensivo. Elas podem ser feitas até 25 de junho.