Ataque às pernas de um sistema
Reforma no currículo escolar
Enviada em: 10/03/2015
     No Brasil, início do ano de 2015, o desejo manifesto de mudança da grade curricular dos ensinos Fundamental e Médio esboça o começar de novo governo. Tal preocupação advém da infrequência baixa frequência escolar que assombra a situação educacional de nosso país. De acordo com o MEC, a evasão escolar também deve-se à desmotivação do aprendiz. Destarte, mudanças na grade escolar deverão ser feitas, estritamente, com a finalidade de mostrar ao aluno seu valor para a sociedade.
     O afastar juvenil do mundo educacional mingua o desejo desse de melhorar seu futuro, desta forma outras "ofertas" aproximam-se de nossos jovens. De acordo com o Lenad* (Levantamento Nacional de Álcool e Drogas), as escolas têm um saldo negativo de 10 milhões de jovens perdidos para as drogas.
      Profissionais renomados da área educacional defendem a inserção das matérias: Direito e Empreendedorismo, uma vez que apenas 10% da população tem consciência da plenitude de seus direitos. Ademais, 75% das empresas em nosso país são de origem estrangeira(,) demonstrando-se que, em sua maioria, os brasileiros não são pró-ativos no ramo empresarial.
       Portanto, o acréscimo de matérias que possam ser utilizadas pelo aluno em sua rotina diária, como ciências sociais e políticas, atualidades, música e carpintaria  aumentarão seu comprometimento com o ensino. Assim, tais disciplinas poderão ser praticadas logo que esses chegarem em casa e não somente quando requeridas em uma prova.
Dados correção tradicional
* Quando usar siglas que não são de conhecimento popular, é importante indicar seus significados logo após seu uso, para situar o leitor.
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
| Item | Nota | |
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 | 
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 | 
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 | 
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 | 
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 | 
| NOTA FINAL: | 8.5 | |
| Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
| 0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente | 
