Reestruturando a Educação
Reforma no currículo escolar
Enviada em: 06/03/2015
Reestruturando a Educação
        Segundo divulgado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), a média dos alunos concluintes do ensino médio caíram caiu 7,3% em Matemática e 9,7 % em Redação. Esse resultado revela necessidade de adaptação desse nível educacional aos novos tempos.
        Percebe-se primeiramente a necessidade de consolidar as melhorias na qualidade do ensino fundamental de acordo com as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação, propiciando ao aluno as bases para um aprendizado posterior e mais aprofundado.
         Em se tratando do nível médio, a criação de cursos técnicos com qualificação profissional, traria um melhor resultado social, na medida que comprovadamente a maioria dos estudantes não vão vai para as Universidades. Além (disso, é importante) da inclusão no currículo escolar de uma disciplina de caráter mais prático, que abordasse a valorização da vida, a cidadania, a dinâmica da sociedade local...
Para os cursos regulares, além da inclusão citada para os cursos técnicos, uma flexibilização no currículo de acordo com a área de interesse do aluno, o deixaria mais atrativo e diminuiria a evasão, que atualmente é de aproximadamente trinta por cento.
        Para tanto, seria necessário necessária uma mudança educacional profunda no país.  Primeiro  com a capacitação dos profissionais, segundo com a aplicação das mudanças, e terceiro com a adequação da avaliação do aprendizado, assim como dos processos seletivos das Universidades.
Dados correção tradicional
Atenção à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto é possível aprofundar a argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
| Item | Nota | |
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 | 
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 | 
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 | 
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 | 
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 | 
| NOTA FINAL: | 8.5 | |
| Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
| 0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente | 
