A filosofia e a maturação intelectual dos alunos.*
Reforma no currículo escolar
Enviada em: 05/03/2015
O modelo de ensino brasileiro, no que se refere a à grade curricular, apesar de teoricamente fazer com que o aluno tenha uma visão geral de todas as áreas do conhecimento, apresenta-se em defasagem . A defasagem deve-se ao desinteresse por parte do aluno. Esse estímulo deve vir através do estudo da filosofia, que aborda áreas importantes como a aquisição de conhecimento, as regras sociais e o convívio com culturas diferentes. É preciso estimular a maturação intelectual dos alunos.
Com a filosofia do conhecimento, o estudante terá contato com a evolução do conhecimento técnico científico e filosófico. É importante o estudante saber o porquê de estudar certos assuntos relacionados às ciências, como por exemplo o motivo de se estudar fotossíntese e o porquê que a matemática existe.Estimular o aluno a investigar as coisas e fenômenos que o permeiam de maneira mais científica fará com que o aluno se interesse pelo mundo, e (,) consequentemente, pela aquisição de conhecimento.
Outro tema importante abordado pela filosofia é a moral. Nos jovens são inculcados valores morais de todas as procedências. A igreja, os pais, os convívios sociais sempre ditando o que deve ser feito, e(,) na maioria das vezes(,) sem explicar a razão . Na escola, com a filosofia, o aluno estuda o moralismo e o encara não como obrigação, mas sim como fator necessário para coesão social. Dessa forma o jovem aluno terá uma visão madura das regras que o limitam.
O convívio com o que é diferente perante a cultura da qual fazemos parte terá que ter um enfoque também filosófico. Estudar a filosofia da arte e o relativismo sobre o que é arte faz com que o aluno respeite o tesouro cultural de outras civilizações, povos e classes sociais.
Portanto, para melhorar o sistema de ensino brasileiro será preciso hipervalorizar a filosofia, fazendo com que o aluno tenha maior contato com a filosofia e não tendo apenas 1 aula de filosofia por semana. O aluno, dessa forma, verá o porquê é preciso adquirir conhecimento, o porquê é preciso seguir preceitos morais, além de saber que gostos estéticos são relativos(,) dependendo de culturas. A filosofia, a mãe de todas as ciências(,) deve ser o antídoto para o decadente sistema de ensino brasileiro.
Dados correção tradicional
* Não se usa ponto final em título.
Atenção ao uso da crase, à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e com argumentação crítica e bem elaborada. No entanto o foco ficou reduzido, apenas um aspecto do tema proposto foi trabalhado. Procure explorar os temas de forma mais abrangente, aproveitando as possibilidades trazidas pela coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
| Item | Nota | |
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 | 
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 | 
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 | 
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 | 
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 | 
| NOTA FINAL: | 8 | |
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| 0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente | 
