As instituições educacionais: uma ferramenta importante no combate à pedofilia
Crimes pela internet: o que fazer para evitá-los?
Enviada em: 05/08/2009
Pirulito, carrinho, boneca, foto com a cara suja de chocolate. Isso lembra criança. Prostituição infantil, foto de meninos e meninas nus em posições eróticas ou fazendo sexo com adultos e outras crianças. Isso é crime. A questão é que esse crime é difícil de ser punido quando o cenário é a Internet. 
A pedofilia é praticada em diversos países, e como no Brasil, este é um assunto muito polêmico. Campanhas são realizadas para combater esse ato criminoso, porém, não são suficientes. 
A preocupação sobre a segurança dos filhos não deve se limitar apenas fora de casa, mas também, dentro. Pois, há casos em que, o próprio pai obriga o filho (a) a praticar relações sexuais com outras pessoas ou tirar fotos pornográficas, em troca de dinheiro. Casos como esses, costumam acontecer, em grande proporção, na Tailândia. 
As escolas, de ensino fundamental e médio, devem orientar seus professores a tomarem providências adequadas, caso haja algo suspeito em seus alunos – mudanças de comportamento, por exemplo. A orientação deve atingir também, e principalmente, as crianças e adolescentes destas instituições, ensinando–os, através de palestras, como utilizarem corretamente a Internet. Dicas como, não passar identificação pessoal (nome completo, endereço, telefone, etc.) através do‘‘bate – papo’’ ou mesmo, gravar senhas em computadores de lan house. Atitudes como estas, auxiliariam na diminuição deste crime. 
Os pais devem se conscientizar da gravidade deste assunto, pois, a pedofilia esta crescendo a cada dia e, se não houver mudança, o que serão das nossas crianças?
Dados correção tradicional
| Item | Nota | |
| Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 2 | 
| Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 | 
| Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 2 | 
| Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 2 | 
| Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 2 | 
| NOTA FINAL: | 10 | |
| Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
| 0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente | 
