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O sistema de reserva de vagas é justo para a sociedade brasileira?
Enviada em: 14/07/2009
Com o intuito de superar as desigualdades socioeconômicas que interferem no desenvolvimento acadêmico e profissional do inviduo, o governo criou leis e aderiu ao sistema de cotas, criando reserva de vagas no funcionalismo público e privado, e agora até mesmo em desfiles de moda para afrodescendentes, deficientes físicos e pessoas de baixa renda.
Para finalizar a desigualdade e o preconceito que contrapõem com o Brasil desde o período colonial, o governo aderiu à reserva de vagas que na teoria daria mais oportunidade aos negros e deficientes que seriam vitimas de preconceitos. Só que essa medida frustra ainda mais essas pessoas, já que se sentem incapazes de competir de igual com os brancos e não-deficientes de mesma escolaridade. O intuito do vestibular é avaliar o potencial acadêmico de cada aluno e sua preparação para faculdade e não medir seu potencial através de sua raça ou qualidade física.
O ensino público brasileiro entra em declínio e a melhoria substancial do ensino médio para garantir uma equipação dos saberes do aluno é cada vez mais difícil, com isso a reserva de vagas seria justa, já que alunos de colégios privados teriam melhor preparação do que os alunos de colégios públicos. 
O fim do preconceito é cada vez mais importante para sociedade, e a medida governamental da reserva de vagas não é justa se usada de forma que menospreze o individuo devido a sua cor e qualidade física. 
 
Dados correção tradicional
Apresentou uma satisfatória discussão sobre o assunto. Defendeu bem seu ponto de vista, mas não se esqueça que o tema é bastante amplo.
Atente-se para a conclusão. Ela é muito importante.
| Item | Nota | |
| Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0.5 | 
| Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 | 
| Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 | 
| Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 | 
| Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 | 
| NOTA FINAL: | 5 | |
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