A validação ética das cotas
O sistema de reserva de vagas é justo para a sociedade brasileira?
Enviada em: 08/07/2009
                Status da correção:
                
                    
                        
                    
                        
                
            
        
                            Correção Tradicional
                        
                                                    CORRIGIDA
                                            
                            Inteligência Artificial
                        
                                                                                    NÃO SOLICITADO
                                                                        Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
            Parece contraditório mas essa igualdade, disposta no art. 5°, é alcançada pelas cotas, embora não da maneira mais saudável de fazê-la.
No Brasil, o nível da qualidade das escolas públicas é muito inferior às suas equivalentes particulares. O porquê disto não vem ao caso, é a consequência que se mostra nefasta: um estudante pobre da escola pública é menos preparado que um estudante oriundo do sistema particular.
Faz-se necessário reduzir essa desigualdade, aí encontra-se a funcionalidade do sistema de cotas. Estas deveriam ser cotas baseadas apenas na classe social, não na cor da pele, pois essa característica não mede a capacidade de uma pessoa.
Haja vista que a Justiça busca sempre a equidade nos seus atos, embora o conceito seja bastante subjetivo, surge, então, uma validação ética para as cotas. Elas se revelam legitimas, uma vez que dão vantagem a quem tem uma desvantagem social.
Portanto, é possível encontrar a legitimação do sistema de cotas respeitando a Constituição, deixando claro que esta não é a melhor solução de assegurar a igualdade dos cidadãos brasileiros, e sim através da melhora dos serviços públicos, principalmente na educação.
Jean Valadares - Macapá - AP
Dados correção tradicional
Apresentou ideias satisfatórias ao longo de sua produção escrita. Atente-se para a introdução: formada pelos dois primeiros parágrafos.
A modalidade padrão ficou boa. Aprimore-a sempre.
1. Concordância (.. das universidades / gerando).
2. Ao apresentar siglas, insira o significado da mesma entre parenteses.
| Item | Nota | |
| Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0.5 | 
| Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 | 
| Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 | 
| Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 | 
| Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 | 
| NOTA FINAL: | 4.5 | |
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