Tráfico de vidas
Guerra no Trânsito: O que fazer diante dessa triste realidade?
Enviada em: 18/06/2012
Motoristas: inábeis, estressados, desconhecedores das normas de trânsito. Ruas, estradas e avenidas: sem sinalização, com excesso de veículos e em mau estado de conservação.Dessa forma, não poderia ser harmônico o tráfego rodoviário brasileiro. Diante de entraves com causas múltiplas, não basta conscientizar, não basta punir!
Recentemente, o filho do bilionário Eike Batista matou um homem que voltava para casa embriagado sobre uma bicicleta. Ambos estavam errados, pois Thor Batista dirigia a uma velocidade superior ao permitido na via. O jovem "pilotava" uma Mercedes capaz de atingir 384 quilômetros por hora, enquanto as estradas de tráfego rápido - no Brasil - permitem velocidades máximas de 110 quilômetros por hora. Já o Porsche que matou Carolina Menezes Cintra Santos, de 28 anos, atinge a marca de 279 quilômetros por hora. Mas, esse não é o único paradoxo que compõe o trânsito do país. É ilógica a presença de placas alertando a exata localização de radares eletrônicos. Assim, é possível reduzir a velocidade e ajudar a construir boas - e falsas! - estatísticas para o Departamento Nacional de Trânsito (Detran).
Nos centros urbanos, motoqueiros suicidas - imprudentes e sem a devida proteção - aumentam a lista criminal do tráfego automotivo - talvez seja essa a origem da confusão vocabular que se faz entre "tráfego" e "tráfico". Casos como o de Thor, o de Carolina e dos inúmeros motociclistas que morrem diariamente são noticiados como "acidentes". Entretanto, a justiça vem agindo para mudar essa interpretação. O motorista do Porsche, por exemplo, foi indiciado por homicídio doloso, crime no qual há intenção de matar. Essa diretriz deve ser tomada pelas campanhas de conscientização, pois somente quando motoristas e transeuntes enxergarem os veículos como uma possível arma será possível limpar o sangue do asfalto brasileiro.
É mister também que os governos federais e estaduais tenham essa visão e saibam que as deficiências infraestruturais aumentam o poder letal dessas "armas". Ademais, devem dar maior importância à fiscalização de autoescolas e provas práticas e teóricas de trânsito, as quais são pouco eficientes e, muitas vezes, desonestas. É fundamental ainda que o tema chegue às escolas, já que pedestres e veículos de tração animal e humana - como a bicicleta - também fazem parte do trânsito.
Dados correção tradicional
Seu projeto de texto obedeceu à estrutura dissertativa, desenvolveu-se de forma clara e precisa, além de ter feito muito boas colocações. No entanto, para chegar à excelência é preciso extrapolar o recorte temático e saber mobilizar diferentes vozes para tecer sua argumentação.
Continue lendo e produzindo!
| Item | Nota | |
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 | 
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 | 
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 | 
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 | 
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 | 
| NOTA FINAL: | 9.5 | |
| Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
| 0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente | 
