Tempos modernos, selva de rodas
Guerra no Trânsito: O que fazer diante dessa triste realidade?
Enviada em: 04/06/2012
	Há anos, com a intensificação do processo de urbanização, os meios de transporte vem [vêm] desempenhando um papel de extrema importância na vida das pessoas. Seja para economizar o tempo gasto ao deslocar-se ou para evitar longas caminhadas [vírgula] o transporte rodoviário é um dos que mais cresce, adquirindo cada vez mais adeptos.
	Problemas fora do trânsito, problemas dentro dele. Com o número crescente de motoristas ativos não é de se espantar que esses estejam sucetíveis [suscetíveis] aos estresses diários de uma vida sobre rodas. Somando esses desgastes agravados pela inadequada sinalização e a má conservação das estradas tem-se o estopim para a violência no trânsito.
	Não obstante, a comercialização de carros cujo o limite de velocidade é muito superior a permitida no trafégo e a falta de leis mais severas, agravam ainda mais esse panorama. Resultando muitas vezes em acidentes consequêntes [resultantes] da imprudência de quem está por detrás do volante como no caso de Theor Batista que teve grande repercussão na mídia.
	Todavia, mais grave ainda é a intolerância e a apatia gerada nas ródovias [rodovias, ] não apenas entre os motoristas [vírgula] mas também entre os pedestres e ciclistas[vírgula] terminando quase sempre em violência verbal e em casos mais extremos; na física.
	A criação de leis mais rigorosas acompanhada com a melhoria da malha rodoviária e a implantação de agentes fiscalizadores tende a amenizar com a [essa] problemática. No entanto, a conscientização e a tolerância deve ser praticada [devem ser praticadas] pelos usúarios do trânsito, afinal, não se pode atribuir toda a responsabilidade a terceiros e esquecer a parcela que cabe a cada um e que ao todo compõe essa quimera da vida contemporânea.
Dados correção tradicional
| Item | Nota | |
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 | 
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 | 
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 | 
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 | 
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 | 
| NOTA FINAL: | 6.5 | |
| Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
| 0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente | 
