Quando o "errado" pode ser o certo.
Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”
Enviada em: 18/03/2012
	A língua é o mais importante produto da mente humana. Porque o mais inteligente animal não fala e a menos inteligente criança fala, ninguém sabe.
	Mas, todos sabem que à medida que vamos relacionando com o próximo, há um intercâmbio de expressões na comunicação que é peculiar a cada indivíduo, de acordo com a sua vivência sociocultural.
	Ao lado disso, não há que se falar em preconceito linguístico com o objetivo de se estabelecer um padrão a ser seguido em detrimento aos demais. Ora, se conseguimos ser entendido [entendidos] e entendemos o nosso emissor, o elo da comunicação é atingido, porém, se faz necessário uma adequação ao tipo de ouvinte a quem se endereça a mensagem, com a finalidade de sermos mais eficientes nela.
	Um bom exemplo disso é a verbalização de um operador de segurança pública com dois tipos distintos de clientes: um juiz de direito e um marginal.
	O primeiro requer uma linguagem mais polida sem vulgaridades, enquanto se fizermos uso da mesma linguagem para com o último, correremos o risco de sermos mal-interpretados.
	Desse modo, não há que se dizer que este ou aquele modo esteja errado, mas se convém ou não a ser empregado.
Dados correção tradicional
Seu projeto de texto abordou o tema, mas não estabeleceu uma rica análise e discussão. Dessa forma, amplie suas ideias e argumentos para ir além de uma abordagem superficial e simplista. Explore as possibilidades de ideias que o tema favorece e vá além do senso comum. Leia e produza mais!
| Item | Nota | |
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 | 
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 | 
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 | 
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 | 
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 | 
| NOTA FINAL: | 5 | |
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| 0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente | 
