Discriminação lingüística
Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”
Enviada em: 15/03/2012
	Estudos recentes comprovam que a Língua Portuguesa está gerando grande polêmica. Pelo fato de ser dinâmica,estudiosos se perguntam se existe um jeito certo ou errado de colocá-la em prática.Pois existem várias regiões e em cada uma delas a maneira de expressão pode variar.
	Poucos são aqueles que utilizam a norma padrão culta como forma de expressão diária. Geralmente cada pessoa fala conforme a região a que pertence sem dar muita importância se está sendo correto ou não aos olhos dos outros.
	Certamente a linguagem utilizada deve ser apropriada ao local e a pessoa que está se dirigindo. Sem sombra de dúvidas [vírgula] não poderemos usar gírias para nos comunicar com o presidente da república e muito menos palavrões em um congresso.
	Mas também não poderemos ser julgados e discriminados por usar uma linguagem coloquial com nossos amigos e familiares. Pois não há nada melhor do que nos sentirmos livres para nos expressar.
	Fica claro, portanto, que o uso correto e apropriado da linguagem, [sem vírgula] pode sim evitar polêmicas e grandes preocupações. Criando assim a solução para um problema pequeno,mas mesmo assim tão banalizado.
Dados correção tradicional
| Item | Nota | |
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 | 
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 | 
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 | 
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 | 
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 | 
| NOTA FINAL: | 6.5 | |
| Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
| 0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente | 
