[Sem título] - Corrige Aqui

Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira

Enviada em: 18/12/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

No livro "Brasil , País do Futuro", o autor austríaco Stefan Zweig demonstrou confiança no avanço da nação brasileira. Entretanto, o país ainda enfrenta entraves que impedem esse progresso, sendo a dificuldade de entender o envelhecimento na sociedade brasileira um obstáculo ao desenvolvimento social. Tal realidade é reflexo da omissão estatal e da indiferença coletiva diante da questão. (Muito bem. Formulou a tese)

De início, observa-se a ineficiência do Estado diante da perspectiva sobre o envelhecimento da população brasileira. O filósofo Nicolau Maquiavel afirma que o governante tende a priorizar a manutenção do poder em detrimento do bem comum. Essa ideia se aplica ao contexto, visto que o governo investe pouco em campanhas e projetos focados para a educação, desenvolvimento pessoal e o bem-estar físico da população mais idosa, negligenciando políticas que poderiam mitigar o problema (Apresente dados). Como consequência, a dificuldade de sustentar uma vida saudavel e confortavel, reforçando a desigualdade e a exclusão.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a apatia social contribui para a persistência do problema. A filósofa Hannah Arendt, em sua teoria da "Banalidade do Mal", explica que o silêncio coletivo diante das injustiças normaliza comportamentos nocivos. Essa reflexão é válida, pois muitos tratam o envelhecimento da sociedade como algo trivial, reduzindo debates e impede ações efetivas. Assim, a indiferença social sustenta a continuidade dessa realidade. (A discussão precisa ser mais desenvolvida)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é fundamental que o Estado — agente de transformação social — promova campanhas educativas, como "a velhice não é doença", por meio de escolas e mídias, com o apoio de profissionais de comunicação e educadores capacitados, que produzam materiais acessíveis e interativos voltados à conscientização da população sobre o que é o envelhecimento. Além disso, a mídia deve ampliar a divulgação do tema, incentivando o debate público e pressionando por soluções. Dessa forma, o Brasil poderá trilhar o caminho para se tornar o "país do futuro" idealizado por Zweig, livre dos obstáculos enfrentados pela população mais idosa. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais desenvolvidas. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200