[Sem título] - Corrige Aqui

Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira

Enviada em: 17/12/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

A Perspectiva do Envelhecimento dos Idosos no Brasil: Um Novo Capítulo da Sociedade  (Há um espaço destinado ao título)

O Brasil enfrenta uma revolução demográfica sem precedentes: o envelhecimento da população, que transforma profundamente sua estrutura social, econômica e cultural. Segundo o IBGE (Desenvolva a sigla), em 2050, um em cada quatro brasileiros terá mais de 60 anos, passando de 30 milhões atualmente para 70 milhões. Essa realidade abre um cenário de desafios e oportunidades que demanda uma reestruturação dos sistemas de saúde, previdência e convivência social.

Os principais desafios giram em torno da previdência pública, que enfrenta pressão financeira com o aumento do número de aposentados e a diminuição da força de trabalho ativa. Além disso, o sistema de saúde precisa se adaptar para atender a doenças crônicas e geriatras, enquanto a infraestrutura urbana – como acessibilidade em ruas e transporte – ainda é insuficiente para a terceira idade. Muitos idosos também enfrentam isolamento social, agravado pela distância de familiares e pela falta de programas de integração. (Muitas discussões sem desenvolvimento. Delimite e explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, o envelhecimento traz oportunidades: a "economia prateada" cresce com demandas por produtos e serviços voltados aos idosos, como turismo adaptado, bem-estar e tecnologia acessível. A terceira idade também acumula experiência e conhecimento, contribuindo como empreendedores, voluntários e mentores para as novas gerações. (Reelabore a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Para construir uma perspectiva positiva, é necessário investir em educação financeira prévia, fortalecer a previdência complementar, melhorar a saúde geriatra e promover políticas de inclusão social. O envelhecimento não é um problema, mas um desafio para construir uma sociedade mais justa e acolhedora a todas as idades. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Dados correção tradicional

Reelabore e explore as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem limitada. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200