[Sem título] - Corrige Aqui

Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira

Enviada em: 12/12/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
PUBLICIDADE

Na obra cinematográfica "Up! altas aventuras" acompanha-se a jornada de um idoso e uma criança em busca de realizar o sonho de sua falecida esposa. Por mais fictícia que seja tal animação, observa-se as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira tendo como principais desafios, (Sem vírgula) a invisibilidade dos idosos e a desigualdade social. (Apresente a introdução com clareza)

Portanto, os preconceitos em relação a pessoas de idade avançada fazem com que a sociedade seja excludente com quem não se adapta — no caso os idosos. Tal situação também é exposta no livro "O amor não é óbvio" onde — assim como na obra a cima — após perder o esposo uma senhora acaba se isolando da sociedade. (Reestruture essa discussão. Abordagem limitada)
 
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é inegável afirmar que o que nas periferias há uma menor expectativa de vida por conta da violência exacerbado nas comunidades, como mostra o filme "Cidade de Deus" e a mega operação que deixou mais de cem mortos no Rio de Janeiro (Reelabore). Sendo assim, torna-se explícito como a desigualdade social decide majoritariamente quem pode chegar a velhice.

Sob esse viés, enxerga-se claramente a invisibilidade de idosos na sociedade contemporânea. Portanto, torna-se imprescindível a ação midiática e governamental a inclusão de pessoas de idade por meio de atividades e celebrações que valorizem a época em que viveram e ajudem em suas dificuldades de adaptação. (Truncamento) Pois, somente dessa maneira a sociedade se tornará mais inclusiva. ​​​​​​​(Não apresentou a proposta propriamente dita)

Dados correção tradicional

Reestruture as discussões, tornando os debates mais claros e produtivos. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     560
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200