[Sem título] - Corrige Aqui

Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira

Enviada em: 08/12/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
PUBLICIDADE

"Viva - A Vida é Uma Festa" é uma animação que aborda o envelhecimento sob uma perspectiva de sua integração ao cotidiano familiar e como um processo natural. Nesse contexto, apesar de fictícia, a obra promove uma leitura ressignificada sobre a chegada à idade avançada, pois se afasta de estigmas e denota a necessidade de mudanças em todo o entorno para a contemplação da longevidade. (Melhore a relação entre as ideias) Diante disso, duas questões relevantes podem ser observadas: o etarismo como segregador da população idosa e a necessidade de oferecer acessibilidade para que ocorra um envelhecimento saudável.

Nesse viés, faz-se necessário abordar a perspectiva de marginalização dos mais velhos, devido ao preconceito denominado etarismo. Sob esse panorama, Karl Mannhein, sociólogo, afirma que a sociedade tende a se dividir em coletivos de acordo com as idades e isso segrega grupos como os idosos. Diante dessa abordagem, uma vez que os mais velhos são separados dos demais, a integração social se compromete e eles passam a ser entendidos como um perfil distante dos de menos idade e a serem menosprezados por isso. Nessa ótica, isso ocorre porque o envelhecimento envolve uma retração das capacidades físicas, em muitos casos, o que promove a discriminação em uma sociedade que aprecia trabalhos enérgicos e grandes esforços laborais, sob a lógica capitalista. Dessa forma, como desencadeamento, o coletivo idoso é vítima de segregações mobilizadas pela lógica econômica vigente e pela incompreensão dos demais sobre a redução da disposição diante do envelhecimento. 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, também se faz necessário abordar a perspectiva da oferta de acessibilidade aos idosos, para que a longevidade seja celebrada. Nesse cenário, Robert Butler, médico, afirma que os espaços devem ser adaptados para que a plena integração dos mais velhos se verifique. Sob essa concepção, refletir acerca de melhorias quanto aos acessos, mostra-se fulcral, seja pela substituição de escadas por rampas, ou pela instalação de barras de apoio. Nesse prisma, essas alterações se mostram importantes, pois oferecem mais mobilidade aos idosos, uma questão relevante para a efetivação dos seus direitos, já que promove um acesso mais facilitado a prédios públicos e privados. Desse modo, para que a cidadania seja parte do dia a dia desse coletivo, a alteração estratégica dos espaços se mostra como uma urgência do contexto brasileiro.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a ampliação das perspectivas sobre o envelhecimento na sociedade brasileira mostra-se importante. Para que ela ocorra, cabe ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania - órgão que zela pela integração de todos os coletivos -, mediante a elaboração de um manual de combate ao etarismo, oferecer à sociedade um código de tratamento aos idosos, a fim de desconstruir o estigma que Mannhein apontou. Ademais, compete ao Presidente da República - agente engajado na efetivação da acessibilidade -, por meio de um pronunciamento aos responsáveis por prédios prestadores de serviços, mobilizar adaptações espaciais dos edifícios, com o fito de oferecer um melhor acesso a essa população, como Butler mostrou ser necessário. Assim, a longevidade será celebrada, tal qual em "Viva - A Vida é Uma Festa". (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200