[Sem título] - Corrige Aqui

Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira

Enviada em: 08/12/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
PUBLICIDADE

Em sua obra "A Velhice", a filósofa Simone de Beauvoir descreve os desafios relacionados ao cotidiano daqueles em idade avançada, refletindo sobre as suas dificuldades quanto à imersão no mundo contemporâneo. De modo análogo, a sociedade brasileira apresenta diversos imbróglios à população idosa, uma vez que, em solo nacional, vigora uma dinâmica pautada pela inferiorização de tal grupo e de suas necessidades. Assim, objetivando o bem-estar dos maiores de sessenta anos, é inadiável discutir acerca da ínfima inclusão no mercado de trabalho desses indivíduos, bem como o debate tangente à carência de atividades de lazer a eles destinadas. (Muito bem. Contextualizou o tema)

Primeiramente, é preciso entender que a esfera trabalhista é voltada, principalmente, ao público jovem, excluindo de forma programada aqueles que não atendem a tal requisito. Nesse sentido, o filme "Um Senhor Estagiário" aborda a trajetória de Ben que, aos setenta, busca se integrar ao universo empresarial. Na narrativa, o homem é aceito e impulsionado a permanecer no ambiente, cenário adverso à hodiernidade verde e amarela, na qual iniciativas como a exemplificada são reprimidas devido ao estereótipo de ineficiência atribuído ao envelhecimento, limitando os que passam por essa fase ao sentimento de despertencimento (Cite situações). Dessarte, compreende-se a urgência quanto à presença de idosos em âmbito laboral, a fim de preservar o seu estado sadio.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, vale ressaltar que o lazer é essencial à estabilidade física e emocional, sendo indispensável à melhor idade. Todavia, tal ideal não é consumado atualmente, considerando que, assim como em "O Estrangeiro", de Albert Camus, essa possibilidade é exígua para a maior parte dos brasileiros. No livro em questão, a mãe do protagonista reside em uma casa de repouso que conta com uma gama precária de distrações para seus moradores, fomentando o declínio de suas habilidades cognitivas. Nessa lógica, percebe-se a imperatividade de ações que contribuam para mitigar a ausência de espaços direcionados à velhice, almejando a sua longevidade.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, infere-se que a privação do grupo idoso de determinados locais e experiências é uma chaga social cuja resolução iminente é impreterível. Para isso, é indeclinável que o Ministério do Trabalho, a quem cabe regulamentar as atividades profissionais, estabeleça incentivos fiscais às empresas que confeccionarem políticas de inclusão a favor desses cidadãos, por meio da redução dos impostos cobrados de tais companhias, visando à sua inserção no viés empresarial. Ademais, é imprescindível que as prefeituras dos municípios assegurem edifícios agradáveis aos mais velhos, nos quais serão oferecidos exercícios físicos e mentais, através da destinação de verbas. Mediante essas medidas, o Brasil estará adepto a essa faixa etária, distanciando-se do apresentado na literatura de Simone de Beauvoir. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200