Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
A canção "Corra" retrata simbolicamente como a violência no Brasil é um caso existente desde a colonização. De forma análoga, é possível reparar como a discriminação sempre foi usada como solução para acabar com a criminalidade. Entretanto, crimes continuam acontecendo periodicamente em diversos lugares, mesmo após operações policiais, justificando a morte de moradores locais como "necessárias" e desviando o foco de ações ruins à comando do Governo.
Diante desse cenário, as operações policiais são utilizadas como um meio de cessar a delinquência. Em "malhação: Viva a diferença" é revelado que a personagem Ellen perde o pai após uma série de tiroteios que ocorrem na comunidade onde mora. Assim como na ficção, essa realidade se faz presente em famílias periféricas até hoje. Colocar em prática uma intervenção de segurança sem considerar o risco de exterminar grande parte da população que vive no local, só mostra a falta de apreço do governo em relação aos mais vulneráveis. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o combate ao crime organizado de forma violenta é levado apenas às comunidades. Na música "Pega Ladrão!", Gabriel O Pensador coloca em evidência como no ambiente político existe diversas ações criminosas, como corrupção, desvio de verba e a falta de compromisso com o povo. Pode-se relacionar como operações policiais não resolvem os problemas atuais, já que são questões estruturais. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, como o objetivo de combater o descaso pelas mortes nas periferias por causa de ações policiais, o Governo deve procurar novas soluções para o combate à criminalidade, focando em como resolver o problema estrutural, por meio de estudos históricos, investir na educação em comunidades e penalizando apenas os verdadeiros culpados. Assim os crimes organizados serão combatidos de forma realista e responsável, diferente em como na música "Corra" retratado. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |