Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Na obra "A república", o filósofo grego Platão idealiza uma cidade livre de desordens e problemas, em que o povo trabalha em conjunto para superar todos os obstáculos. Fora da ilustre produção literária, com ênfase na sociedade brasileira hodierna, percebe-se o oposto das ideias de Platão, visto que As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil representam um obstáculo de grandes proporções. Assim, é notório que esse cenário antagônico é fruto tanto da desigualdade social, quanto da omissão estatal. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, é imperioso analisar a ausência de medidas governamentais para combater a desigualdade social. Conforme o artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os indivíduos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, porém esse preceito não é concretizado na sociedade, uma vez que o Estado não cria medidas voltadas ao desequilíbrio coletivo e, como consequência dessa negligência, grandes problemas sociais. Dessa forma, fica claro que as autoridades, com urgência, precisam mudar seus posicionamentos.
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, é crucial explorar o efeito da maldade humana como outro agente influenciador do revés. Segundo o filósofo Paulo Freire: "Se a educação sozinha não transformaa sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Diante desse pressuposto, percebe-se que esse problema vem frequentemente aumentando, causando essa barreira. Destarte, tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a falta de ação governamental contribui para a perpetuação dessa cenário caótico.
(Boa estratégia coesiva) Torna-se evidente, portanto, que as operações policiais para a população das favelas no Brasil é um desafio que precisa ser enfrentado com ações amplificadas. Sendo assim, o Estado, com o governo, deve investir em programas sociais que amparem os indivíduos mais vulneráveis. Isso pode ocorrer, por exemplo, por meio de campanhas educativas que conscientizam a comunidade. Com essa ação, a sociedade brasileira poderá chegar perto das convicções platônicas e alcançar o bem-estar social. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |