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As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

Enviada em: 08/11/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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A Agenda 2030 da ONU (Desenvolva a sigla) busca garantir paz, justiça e igualdade para todos, com o objetivo de construir um mundo mais seguro e sem exclusões sociais. No entanto, no Brasil, as operações policiais nas favelas ainda mostram uma realidade muito distante dessa meta. Isso porque muitas dessas ações acabam afetando pessoas inocentes e aumentando o medo e a violência nas comunidades.

Um dos principais problemas é que, muitas vezes, as operações são realizadas de forma violenta, sem levar em conta a segurança dos moradores. Crianças, idosos e trabalhadores acabam sofrendo as consequências, vivendo em constante clima de medo e insegurança. Além disso, a falta de preparo e de políticas públicas eficazes faz com que o combate ao crime aconteça de maneira desigual, atingindo mais as pessoas pobres que vivem nas favelas. (Delimite e explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Outro ponto importante é que essas ações acabam reforçando o preconceito social, como se todos os moradores dessas áreas fossem criminosos. Isso aumenta a exclusão e dificulta o acesso a direitos básicos, como educação, saúde e emprego. Assim, o problema da violência não é resolvido — ele apenas se repete e se torna ainda mais grave. (Reestruture e explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é essencial que o governo invista em políticas públicas de segurança mais humanas e justas, com foco em educação, cultura e oportunidades de trabalho, como propõe a Agenda 2030 da ONU. Somente com ações que unam respeito, diálogo e inclusão social, (Sem vírgula) será possível garantir paz e dignidade para todos os brasileiros, especialmente para quem vive nas favelas. (Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200