Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
A Agenda 2030 da ONU (Desenvolva a sigla) busca garantir paz, justiça e igualdade para todos, com o objetivo de construir um mundo mais seguro e sem exclusões sociais. No entanto, no Brasil, as operações policiais nas favelas ainda mostram uma realidade muito distante dessa meta. Isso porque muitas dessas ações acabam afetando pessoas inocentes e aumentando o medo e a violência nas comunidades.
Um dos principais problemas é que, muitas vezes, as operações são realizadas de forma violenta, sem levar em conta a segurança dos moradores. Crianças, idosos e trabalhadores acabam sofrendo as consequências, vivendo em constante clima de medo e insegurança. Além disso, a falta de preparo e de políticas públicas eficazes faz com que o combate ao crime aconteça de maneira desigual, atingindo mais as pessoas pobres que vivem nas favelas. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Outro ponto importante é que essas ações acabam reforçando o preconceito social, como se todos os moradores dessas áreas fossem criminosos. Isso aumenta a exclusão e dificulta o acesso a direitos básicos, como educação, saúde e emprego. Assim, o problema da violência não é resolvido — ele apenas se repete e se torna ainda mais grave. (Reestruture e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é essencial que o governo invista em políticas públicas de segurança mais humanas e justas, com foco em educação, cultura e oportunidades de trabalho, como propõe a Agenda 2030 da ONU. Somente com ações que unam respeito, diálogo e inclusão social, (Sem vírgula) será possível garantir paz e dignidade para todos os brasileiros, especialmente para quem vive nas favelas. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |