Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
O sociólogo francês Émile Durkheim afirmava que a coesão social é o alicerce de uma sociedade saudável. No entanto, observa-se que, no cenário contemporâneo, as operações policiais violentas nas favelas brasileiras dificultam a construção desse equilíbrio. Sob essa perspectiva, nota-se que a descontinuidade das políticas públicas e o silêncio coletivo dos indivíduos são os principais obstáculos à promoção de uma sociedade justa e equilibrada. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, é notável que a descontinuidade das políticas públicas representa entraves ao progresso nacional. A canção “A Vida é Desafio”, do grupo Racionais MC’s, evidencia o abandono e a falta de oportunidades enfrentados pelas classes populares, reflexo direto de gestões ineficazes e da ausência de investimentos duradouros. Mesmo quando surgem iniciativas voltadas à segurança pública, muitas delas não alcançam êxito, criando, assim, uma fragilidade nas comunidades e um sentimento de descrença nas instituições.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o silêncio social mantém viva a estrutura de um sistema que se alimenta da apatia popular. A canção “Cálice”, de Chico Buarque e Gilberto Gil, ilustra essa realidade ao declarar: “Como é difícil acordar calado, se na calada da noite eu me dano”, revelando o conflito entre o desejo de reagir e o medo de ser silenciado. Esse sentimento reflete o contexto atual, em que muitos se calam diante da violência policial por medo ou descrença nas autoridades. Romper esse silêncio é um ato político capaz de devolver à população marginalizada a voz que move a mudança.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é necessário que o Estado, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, promova políticas de policiamento comunitário e formação humanizada dos agentes de segurança. Além disso, as mídias e escolas devem incentivar debates sobre cidadania e direitos humanos. Assim, será possível construir uma sociedade mais justa, segura e comprometida com o respeito à vida. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |