[Sem título] - Corrige Aqui

As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

Enviada em: 08/11/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

O sociólogo francês Émile Durkheim afirmava que a coesão social é o alicerce de uma sociedade saudável. No entanto, observa-se que, no cenário contemporâneo, as operações policiais violentas nas favelas brasileiras dificultam a construção desse equilíbrio. Sob essa perspectiva, nota-se que a descontinuidade das políticas públicas e o silêncio coletivo dos indivíduos são os principais obstáculos à promoção de uma sociedade justa e equilibrada. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeiro lugar, é notável que a descontinuidade das políticas públicas representa entraves ao progresso nacional. A canção “A Vida é Desafio”, do grupo Racionais MC’s, evidencia o abandono e a falta de oportunidades enfrentados pelas classes populares, reflexo direto de gestões ineficazes e da ausência de investimentos duradouros. Mesmo quando surgem iniciativas voltadas à segurança pública, muitas delas não alcançam êxito, criando, assim, uma fragilidade nas comunidades e um sentimento de descrença nas instituições.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, o silêncio social mantém viva a estrutura de um sistema que se alimenta da apatia popular. A canção “Cálice”, de Chico Buarque e Gilberto Gil, ilustra essa realidade ao declarar: “Como é difícil acordar calado, se na calada da noite eu me dano”, revelando o conflito entre o desejo de reagir e o medo de ser silenciado. Esse sentimento reflete o contexto atual, em que muitos se calam diante da violência policial por medo ou descrença nas autoridades. Romper esse silêncio é um ato político capaz de devolver à população marginalizada a voz que move a mudança.

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é necessário que o Estado, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, promova políticas de policiamento comunitário e formação humanizada dos agentes de segurança. Além disso, as mídias e escolas devem incentivar debates sobre cidadania e direitos humanos. Assim, será possível construir uma sociedade mais justa, segura e comprometida com o respeito à vida. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200