Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
O poema “A Pedra”, de Antônio Pereira, afirma que “em todos os casos, a diferença não era a pedra, e sim o homem”. Essa reflexão mostra que as transformações sociais dependem mais das atitudes humanas do que das dificuldades externas. No Brasil, essa ideia se aplica à problemática das operações policiais nas favelas, visto que a justificativa para tal ação se baseia geralmente no combate ao crime organizado, mesmo os principais responsáveis por isto não estarem nestes locais.
Em primeiro lugar, a ineficiência estatal constitui uma das principais causas do problema. Esse contexto se intensifica porque o Estado falha em garantir políticas efetivas voltadas à segurança pública. Nesse sentido, o sociólogo Boaventura de Sousa Santos afirma que vivemos sob a lógica de “epistemicídio”, ou seja, a eliminação de saberes e práticas. Essa tese se manifesta na falta de medidas que assegurem o bem-estar das pessoas que vivem nas favelas sobre constantes ataques com a justificativa de acabar com o crime organizado, restringindo o acesso delas a um ambiente conturbado ainda que muitas vezes os verdadeiros culpados estejam em grandes centro, limitando as classes mais baixas a falta de acesso à plena cidadania (Melhore a apresentação da discussão). Consequentemente, essa inação evidencia um poder público mais reativo do que preventivo, mantendo parte da população excluída e reforçando a gravidade da questão.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a esfera social e midiática também contribui para a manutenção desse cenário. O teórico Stuart Hall explica que as representações mediáticas moldam o imaginário coletivo e influenciam a percepção da realidade. Contudo, ao tratar superficialmente — ou silenciar — pautas sobre invasões que destroem lares e desestabilizam á todos que habitam naquela região , os meios de comunicação reproduzem estigmas e diminuem a urgência social da problemática. Ademais, o uso acrítico das redes sociais, que poderiam informar, muitas vezes espalha desinformação e reforça discursos simplistas. Com isso, a reflexão crítica e a mobilização social ficam comprometidas, sendo um obstáculo para a superação dos danos causados ás familías destas pessoas e as destruições que geram mais gastos e reafirmam a desigualdade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para reverter esse quadro. O Governo Federal, (Sem vírgula) deve criar programas de reabilitação social para as pessoas que estão envolvidas no crime. Essa ação deve ser concretizada por meio de, CAMPANHAS EDUCATIVAS COM VEICULAÇÃO OBRIGATÓRIA EM MÍDIAS com o objetivo de PROMOVER CONHECIMENTO e segurança a todos que moram nestes lugares sem que haja um desrespeito aos direitos humanos. Paralelamente, cabe a Mídia DIVULGAR INICIATIVAS e PROMOVER DEBATEs, a fim de fortalecer o senso coletivo de responsabilidade. Dessa forma, será possível reduzir os impactos do problema e construir uma sociedade mais informada e justa. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |