Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Na canção "Que País é Esse?", da banda legião urbana, denuncia de forma contundente os problemas sociais enfrentados no Brasil. É evidente que esse contexto relaciona-se às consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil. Nesse sentido é fundamental discutir as causas que perpetuam essa situação, entre elas está a omissão midiática e a invisibilidade social. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, é relevante destacar a omissão midiática que se manifesta de forma sutil, mas profunda para as consequencias das operações. Nesse sentido, no livro "1984", de George Orwell, ilustra a censura e o controle de informações, mostrando como a omissão midiática mantém o poder. Assim, percebe-se que a invisibilidade das pessoas de comunidades nos meios de comunicação reforça estereótipos e limita sua representatividade social.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar a invisibilidade social perante a população que habitam essas favelas, que frequentemente tem suas vozes e necessidades ignoradas em diferentes espaços da vida pública. Nesse contexto, no filme "Cidade de Deus" retrata como algumas comunidades são invisibilizadas pelo Estado e pela sociedade. Logo, fica evidente que a invisibilidade social das pessoas de determinadas comunidades reforça a exclusão e limita sua participação na sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas necessitam ser tomadas para resolver empecilho da questão. O Ministério das comunicações, orgão responsável por regular o setor da comunicação do Brasil, deve atuar na execução de campanhas de concientização específica sobre o assunto com a participação e estudantes de escolas públicas. Isso deve ser feito por meio da criação de campanhas informativas mensais vinculadas nos meios de comunicacão, como as redes sociais, a fim de chamar a atenção da sociedade passa o problema. Assim a denúncia retratada na música da Legião Urbana não será mais uma realidade na nação verde-amarela. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |