Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Ao analisar o cenário atual, é notória a violência que há nos confrontos da polícia contra facções dentro das favelas do Brasil, (Sem vírgula) e, (Sem vírgula) o quanto essas operações acabam sendo perigosas tanto para os envolvidos no confronto, quanto para os moradores que não são envolvidos no crime organizado, que por fim acabam pagando por uma conta não foi feita pelo próprio. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese. Parágrafo frasal)
Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que muitas das pessoas que vivem nas favelas, (Sem vírgula) estão lá justamente pela falta de recursos para morarem em um local menos perigoso e também a falta de oportunidades, já que o desemprego é um problema pouco solucionado, mas muito visto. Devido a isso, as pessoas recorrem as periferias com o pensamento de que "apesar de viver em situações e moradias precárias e a forma mais fácil e acessível" para elas. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar,os movimentos policiais terminam causando danos aos não envolvidos,sejam eles físicos como a perda de moradias, família e até mesmo a vida, ou mentais, assim como diz o filósofo estoico, Séneca "sofremos com mais frequência na imaginação do que na realidade", dado que as pessoas ficam eternamente traumatizadas, podendo desenvolver problemas mentais como ansiedade e depressão. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é necessária a criação de políticas públicas que assegurem a segurança e de suporte às vítimas dessas ações, adotada pelo governo,que pode liberar verbas para que esse plano de ação seja posto em prática, garantindo a saúde física e mental dos afetados,prevenindo assim a exclusão dos mesmos. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de modo produtivo. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |