Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
“Como explicar que 80 tiros foi engano?”. Um dos trechos de “canção infantil”, música de César Mc. A canção retrata uma crítica social intensa à violência, corrupção e a desigualdade tanto no Brasil quanto no mundo. Por tanto, retrata muito bem a problemática das consequências das operações policias para a população das favelas no Brasil. (Melhore a relação entre as ideias apresentadas)
Cerca de 180 mil pessoas morrem por dia no mundo, em média 125 mortes são causadas por violência em setores periféricos em conflitos com operações polícias. No entanto, em média da metade dessas pessoas são vítimas de operações e confrontos polícias nas favelas brasileiras, como crianças, moradores de rua atingidos por engano, bala perdida ou imprudência policial. (Reestruture e explore de modo produtivo)
Os moradores de favelas enfrentram grandes preocupações e revoltas que muitas vezes levam a confronto, umas delas são a falta de acesso a serviços básicos e instituições estatais adequadas, que resultam em escassez e precariedade da infraestrutura estatal, o que é uma marca central desses lugares. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Com base nisso, é de grande relevância a necessidade urgente de prudência, negligência e perícia governamental e policial a moradores em setores de risco e vulnerabilidade. Sendo assim, a abordagem de operações policias em favelas exige a utilização de um protocolo rígido que equilibra a eficácia na ação com a preservação de vidas e o respeito aos direitos humanos dos moradores. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões com clareza e produtividade. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |