Quando pensamos em operações realizadas, (Sem vírgula) em favelas, especificamente no Rio de janeiro, fica evidente as consequências provocadas por tais atitudes do governo, uma vez que essas ações afetão a vida de toda a comunidade que ocupa os complexos, são cidadães honestos que por descaso da sociedade são obrigados a viver em lugares onde a criminalidade domina. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
A realidade vivida pelos cidadãos menos favorecidos é preocupante.São famílias expostas ao risco de perder a vida em meio aos confrontos entre a polícia e as organizações , jovens inocentes que infelizmente estão em constante perigo, pessoas que saiem de suas casas sen a certeza que que vão retorno. (A discussão precisa ser mais desenvolvida)
Esté cenário precisa e pode mudar com o apoio do Estado em reforçar a educação, incentivar as instituições que buscam tirar jovens das ruas para que eles poção ver que com esforço e dedicação poderão conquistar o que quiser sem a necessidade de começar uma vida ilícita. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 520 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |