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As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

Enviada em: 07/11/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
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Iara - Correção por Inteligência Artificial

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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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Como retrata George Orwell, em 1984, “ver o que está diante do próprio nariz exige um esforço constante” — reflexão que evidencia a tendência humana de ignorar problemas que se tornam parte do cotidiano. Nesse sentido, as operações policiais nas favelas brasileiras e suas consequências revelam-se como um desafio que limita o exercício da cidadania e reforça desigualdades históricas. Essa realidade decorre, sobretudo, da ausência de políticas públicas eficazes de segurança e urbanização e da naturalização da violência contra corpos periféricos, reflexo de um processo histórico de marginalização social. Diante desse cenário, é imprescindível refletir sobre as origens dessa problemática e discutir medidas que promovam a segurança pública cidadã e o respeito à dignidade humana no país. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira instância, a atuação do Estado nas favelas tem se mostrado marcada por uma lógica de controle e repressão, em vez de promoção de cidadania. O sociólogo Loïc Wacquant, ao analisar as relações entre pobreza e punição, afirma que o Estado neoliberal tende a substituir o amparo social pelo encarceramento e pela coerção. Essa dinâmica é visível no contexto brasileiro, em que operações policiais resultam frequentemente em mortes de civis, inclusive de crianças, e em violações de direitos humanos, especialmente nas periferias urbanas. Ao priorizar o uso da força em detrimento de políticas sociais, o poder público reforça o estigma de que a pobreza é sinônimo de criminalidade. Assim, a segurança pública, que deveria garantir a vida, acaba por reproduzir o medo e a exclusão, agravando a distância entre o Estado e as comunidades.

(Boa estratégia coesiva) Além dos fatores estruturais, há uma dimensão simbólica e cultural que intensifica esse problema: a indiferença social diante da violência cotidiana nas favelas. O filósofo Achille Mbembe, em sua teoria da necropolítica, argumenta que o poder se manifesta também na decisão sobre quem pode viver e quem pode morrer — lógica evidente quando certas vidas são tratadas como descartáveis. No Brasil, essa visão é reforçada por uma mídia sensacionalista, que frequentemente retrata operações policiais como “batalhas contra o crime”, sem considerar o sofrimento dos moradores. Esse discurso legitima a violência estatal e torna invisíveis as vítimas, perpetuando a ideia de que o sangue periférico tem menor valor. Dessa forma, a falta de empatia coletiva e o racismo estrutural contribuem para a manutenção de uma sociedade que naturaliza o extermínio em nome da segurança.

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é essencial romper o ciclo de violência e indiferença que marca as operações policiais nas favelas brasileiras. Para isso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos, deve implantar um programa nacional de segurança cidadã, com foco em formação ética e psicológica de agentes, monitoramento das ações policiais e incentivo a políticas de urbanização e educação comunitária, a fim de reduzir o uso letal da força e fortalecer o vínculo entre Estado e população. Ademais, os meios de comunicação, em colaboração com organizações civis, devem promover campanhas que valorizem a vida e humanizem as narrativas sobre as favelas, estimulando o respeito e a empatia. Assim, será possível reconstruir a relação entre segurança e humanidade, garantindo que o direito à vida não dependa do CEP em que se nasce. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200