As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil
Enviada em: 07/11/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
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Inteligência Artificial
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decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
120
Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2
120
Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
80
Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final
640
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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As operações polícias nas favelas, (Sem vírgula) têm trazido várias consequência à população brasileira, tais quais, como; balas perdidas, e vários inocentes mortos e negligenciados pelo governo. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese. Parágrafo frasal)
Nas áreas periféricas, vemos cidadãos sendo marginalizados dentro de sua própria casa. No cenário atual nota-se frequentemente as operações desastrosas, todos os dias têm sido manchete nos jornal que pessoas estão sendo atingidas por balas perdidas, não se sabe de onde partiu ou quem cometeu tamanha brutalidade. Cabe ao poder público intervir nestas operações, capacitando a polícia brasileira. (Reestruture e explore de modo produtivo)
Jovens, negros e negligenciados pelos governantes, (Sem vírgula) têm perdido suas vidas nesta operações polícias, sem ao menos ter cometido crime algum. (Truncamento) Cabendo ao Estado não negligenciar as vítimas destas abordagens. (Abordagem limitada. Reestruture)
É dever do Estado intervir, realizando uma preparação adequada, apoio psicólogo e a reciclagem para estes policial, buscar uma melhor convivência para a população de modo geral. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Deste modo a ineficiência governamental tem contribuído para tais consequências, cabe ao Ministerio Público e ao estado sanar os erros cometidos nestas operações polícias. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
80
Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
120
Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
80
Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
160
Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
80
Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.