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As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

Enviada em: 07/11/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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Ao longo da história, observa-se que determinadas questões sociais vêm ganhando destaque por impactar diretamente a convivência humana e o desenvolvimento da sociedade. Nesse contexto, o tema em questão — as consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil — revela-se de grande relevância, uma vez que envolve aspectos sociais, culturais e éticos. Sob essa perspectiva, é possível afirmar que a permanência desse problema está relacionada à falta de conscientização social e à ausência de políticas públicas eficazes, o que torna urgente a busca por soluções concretas. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeiro lugar, é importante destacar que a formação cultural e educacional da população exerce papel essencial na consolidação desse cenário. Isso porque, muitas vezes, a falta de informação e o preconceito histórico contribuem para a manutenção de práticas e comportamentos que reforçam o problema. De acordo com o filósofo Paulo Freire, “a educação transforma pessoas, e pessoas transformam o mundo”. Assim, percebe-se que a ausência de uma educação crítica e humanizada impede o avanço social e perpetua a situação apresentada.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, nota-se que o Estado e as instituições sociais também possuem responsabilidade significativa na questão. A falta de investimentos em políticas públicas, campanhas de conscientização e fiscalização eficiente agrava o problema, impedindo a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. Nesse sentido, a socióloga Zygmunt Bauman reflete que vivemos em uma “modernidade líquida”, marcada pela fragilidade dos laços humanos e pela indiferença social — o que reforça a negligência diante de temas tão urgentes.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do exposto, é imprescindível que o Estado, em parceria com a mídia e as instituições de ensino, desenvolva campanhas educativas e projetos de conscientização que promovam o debate sobre as consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil, incentivando o respeito, a empatia e o senso crítico. Além disso, é essencial que a população participe ativamente, buscando se informar e agir de forma ética e responsável. Desse modo, será possível minimizar os impactos dessa problemática e construir uma sociedade mais consciente, igualitária e solidária. (Proposta incompleta) 

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200