Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Ao longo da história, observa-se que determinadas questões sociais vêm ganhando destaque por impactar diretamente a convivência humana e o desenvolvimento da sociedade. Nesse contexto, o tema em questão — as consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil — revela-se de grande relevância, uma vez que envolve aspectos sociais, culturais e éticos. Sob essa perspectiva, é possível afirmar que a permanência desse problema está relacionada à falta de conscientização social e à ausência de políticas públicas eficazes, o que torna urgente a busca por soluções concretas. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, é importante destacar que a formação cultural e educacional da população exerce papel essencial na consolidação desse cenário. Isso porque, muitas vezes, a falta de informação e o preconceito histórico contribuem para a manutenção de práticas e comportamentos que reforçam o problema. De acordo com o filósofo Paulo Freire, “a educação transforma pessoas, e pessoas transformam o mundo”. Assim, percebe-se que a ausência de uma educação crítica e humanizada impede o avanço social e perpetua a situação apresentada.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, nota-se que o Estado e as instituições sociais também possuem responsabilidade significativa na questão. A falta de investimentos em políticas públicas, campanhas de conscientização e fiscalização eficiente agrava o problema, impedindo a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. Nesse sentido, a socióloga Zygmunt Bauman reflete que vivemos em uma “modernidade líquida”, marcada pela fragilidade dos laços humanos e pela indiferença social — o que reforça a negligência diante de temas tão urgentes.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do exposto, é imprescindível que o Estado, em parceria com a mídia e as instituições de ensino, desenvolva campanhas educativas e projetos de conscientização que promovam o debate sobre as consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil, incentivando o respeito, a empatia e o senso crítico. Além disso, é essencial que a população participe ativamente, buscando se informar e agir de forma ética e responsável. Desse modo, será possível minimizar os impactos dessa problemática e construir uma sociedade mais consciente, igualitária e solidária. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |