Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Na música "A vida é desafio", o grupo Racionais Mc's expõe a realidade das periferias brasileiras, onde diversos jovens se iludem com a falsa promessa de melhoria de vida através do crime, e acabam, por muitas vezes, presos ou mortos pela polícia. Desta maneira, perpetua-se uma mazela do país, onde, através da violência, criminosos e entidades de segurança enfrentam-se e afetam a vida da população. Assim, torna-se vital reconhecer a desigualdade social e a falta de soluções menos violentas como fomentadoras do revés.
Em primeiro plano,as discrepâncias sociais no Brasil são radicalizadoras da violência no território. Segundo Sérgio Buarque de Holanda, a segregação social é uma característica da sociedade brasileira. Então, os jovens da periferia, que fazem parte da parcela mais pobre da população, e logo, enfrentam piores condições de vida, enxergam na criminalidade uma forma de ascensão social. Deste modo, tornam-se parte de facções criminosas e são reprimidos em operações policiais. Neste processo, os moradores das comunidades ficam em meio ao fogo cruzado, correndo perigo de se tornarem vítimas desta guerra interminável (Melhore a apresentação dessa discussão). Portanto, é imprescindível remediar este impasse.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o poder público carece de intervenções inteligentes, que envolvam confrontos diretos com os criminosos. Neste sentido, é possível usar como base o exemplo de uma operação que ocorreu em São Paulo, que,(Sem vírgula) através de investigações da inteligência policial, desmantelou um sistema de lavagem de dinheiro do PCC, facção criminosa paulista. Assim, a polícia afetou o crime de maneira abrangente, sem prejudicar a população. Desta maneira, é essencial que o Estado tome soluções parecidas com a citada anteriormente, para que o povo não tenha sua rotina, ou até mesmo sua vida, afetada pela violência.
Afinal, é preciso reduzir os impactos negativos das operações policiais na vida da população. Logo, cabe ao Estado, por meio de investimentos, reforçar programas de redistribuição de renda e assistência social aos mais pobres, assim diminuindo o abismo socioeconômico para que a recorrência ao crime diminua. Além disso, torna-se importante a realização de operações que usem mais da inteligência do que da violência para reprimir o crime. Desta forma, o povo brasileiro será menos afetado por este desafio citado pelo grupo Racionais MC's. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |