A violência é desafio - Corrige Aqui

As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

Enviada em: 07/11/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

Na música "A vida é desafio", o grupo Racionais Mc's expõe a realidade das periferias brasileiras, onde diversos jovens se iludem com a falsa promessa de melhoria de vida através do crime, e acabam, por muitas vezes, presos ou mortos pela polícia. Desta maneira, perpetua-se uma mazela do país, onde, através da violência, criminosos e entidades de segurança enfrentam-se e afetam a vida da população. Assim, torna-se vital reconhecer a desigualdade social e a falta de soluções menos violentas como fomentadoras do revés.

Em primeiro plano,as discrepâncias sociais no Brasil são radicalizadoras da violência no território. Segundo Sérgio Buarque de Holanda, a segregação social é uma característica da sociedade brasileira. Então, os jovens da periferia, que fazem parte da parcela mais pobre da população, e logo, enfrentam piores condições de vida, enxergam na criminalidade uma forma de ascensão social. Deste modo, tornam-se parte de facções criminosas e são reprimidos em operações policiais. Neste processo, os moradores das comunidades ficam em meio ao fogo cruzado, correndo perigo de se tornarem vítimas desta guerra interminável (Melhore a apresentação dessa discussão). Portanto, é imprescindível remediar este impasse.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o poder público carece de intervenções inteligentes, que envolvam confrontos diretos com os criminosos. Neste sentido, é possível usar como base o exemplo de uma operação que ocorreu em São Paulo, que,(Sem vírgula) através de investigações da inteligência policial, desmantelou um sistema de lavagem de dinheiro do PCC, facção criminosa paulista. Assim, a polícia afetou o crime de maneira abrangente, sem prejudicar a população. Desta maneira, é essencial que o Estado tome soluções parecidas com a citada anteriormente, para que o povo não tenha sua rotina, ou até mesmo sua vida, afetada pela violência. 

Afinal, é preciso reduzir os impactos negativos das operações policiais na vida da população. Logo, cabe ao Estado, por meio de investimentos, reforçar programas de redistribuição de renda e assistência social aos mais pobres, assim diminuindo o abismo socioeconômico para que a recorrência ao crime diminua. Além disso, torna-se importante a realização de operações que usem mais da inteligência do que da violência para reprimir o crime. Desta forma, o povo brasileiro será menos afetado por este desafio citado pelo grupo Racionais MC's. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200