Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Na contemporaneidade, a questão das consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil tem se mostrado um desafio relevante para a sociedade brasileira, uma vez que afeta diretamente a segurança, a dignidade e o bem-estar dos moradores dessas regiões. Sob esse viés, percebe-se que fatores como o uso excessivo da força policial e a ausência de políticas públicas estruturais contribuem para a permanência desse cenário, exigindo medidas eficazes para sua superação.
Sob esse viés, é notório que o uso excessivo da força policial constitui um entrave para a resolução do problema. Isso ocorre porque a lógica de confronto adotada em muitas operações resulta em violações de direitos, mortes de inocentes e traumas coletivos, o que dificulta avanços significativos na relação entre Estado e comunidade. Nesse sentido, conforme os estudos do sociólogo Émile Durkheim, os “fatos sociais” influenciam o comportamento coletivo, demonstrando que a violência institucionalizada molda a forma como os moradores percebem o próprio Estado — muitas vezes como opressor, e não como protetor. Logo, sem mudanças estruturais, a situação tende a se perpetuar.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, observa-se que a ausência de políticas públicas estruturais também agrava a questão. Tal aspecto se deve ao fato de que a negligência histórica do poder público em áreas como educação, lazer e saneamento cria um ambiente vulnerável, onde operações policiais se tornam frequentes e desordenadas, perpetuando desigualdades e impactos negativos (Melhore a apresentação dessa discussão). Sob esse prisma, cabe destacar o artigo 5º da Constituição Federal, que assegura direitos fundamentais a todos os cidadãos. Entretanto, a realidade contrasta com o ideal jurídico, uma vez que moradores de favelas nem sempre têm garantido o pleno exercício do direito à vida, à segurança e à liberdade durante tais intervenções estatais. Portanto, torna-se evidente a urgência de medidas transformadoras.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível que sejam tomadas providências para mitigar o problema das consequências das operações policiais nas favelas brasileiras. Para isso, o Governo Federal, em parceria com secretarias estaduais de segurança, deve promover reformas na formação policial, por meio de treinamentos em direitos humanos, técnicas de desescalada e uso proporcional da força, com o intuito de reduzir letalidade e aumentar a proteção da população. Além disso, a sociedade civil pode atuar na conscientização coletiva, por meio de campanhas educativas e projetos comunitários, a fim de fortalecer o diálogo entre moradores e instituições públicas. Desse modo, será possível caminhar em direção a uma sociedade mais justa e equitativa. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |