Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
No filme "Tropa de Elite", a realidade das favelas brasileiras, com foco para o confronto entre a polícia militar - órgão público do estado- e traficantes, foi desvelada para o Brasil e o mundo, o que expôs a guerra civil enfrentada no país há décadas e a fragilidade da população frente a esse embates diários. Recentemente, em novembro de 2025, a mesma narrativa premiada nos cinemas, (Sem vírgula) agora é transmitida em tempo real, direto das favelas do Rio de Janeiro, onde a as organizações paramilitares, fortemente armadas e falta de coordenação entre governo federal e Estado, contribuíram significativamente para um verdadeiro banho de sangue. Até quando o cidadão brasileiro vai permanecer vítima dessa situação?
Em primeira análise, é pertinente descartar que, segundo o Jornal Nacional, as organizações criminosas estão cada vez mais equipadas, tecnologicamente e taticamente, com a utilização de drones, armas de uso restrito do estado e treinamento militar específico para combate contra as forças de segurança do Estado, fator preponderante para reflexão e alerta dos órgãos públicos com relação as proporções a que chegaram esses grupos e dos riscos que a propagação dessas organizações podem acarretar para a ordem pública do país. (Parágrafo frasal. Delimite e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de coordenação entre estado e governo federal evidência a escasses de políticas públicas planejadas com mais eficiência e objetivo. O alto grau de risco enfrentado pelos agentes de segurança no adentrar dos becos e vielas do Rio, (Sem vírgula) são os mesmos enfrentados por países que vivem em guerra, como, por exemplo, Israel. Desse modo, a desarticulação e falta de diálogo entre os representantes do estado corroboram para uma ação desarticulada, o que transparece o confronto de idéias políticas e coloca em risco a segurança da população e agentes envolvidos na operação.
(Boa estratégia coesiva) Logo, afim de garantir a ordem do estado e a segurança pública da população, é necessário que o Governo Federal, em harmonia com os estados, criem políticas de enfrentamento a grupos criminosos, como intuito de mitigar o fortalecimento e propagação desses grupos para outros estados, por meio de endurecimento de leis e penas severas para quem está em articulação com esses grupos. Além disso, é notório o alto índice de jovens e adolescentes que fazem parte desse mundo criminoso, o que demanda também ações do Estados com o objetivo de distanciar essas vidas do mundo do crime. Para isso, é necessário que o estado ofereça maior qualidade de vida, com direito e garantias fundamentais inerentes a cada cidadão brasileiro. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |