[Sem título] - Corrige Aqui

As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

Enviada em: 06/11/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

No filme "Tropa de Elite", a realidade das favelas brasileiras, com foco para o confronto entre a polícia militar - órgão público do estado- e traficantes, foi desvelada para o Brasil e o mundo, o que expôs a guerra civil enfrentada no país há décadas e a fragilidade da população frente a esse embates diários. Recentemente, em novembro de 2025, a mesma narrativa premiada nos cinemas, (Sem vírgula) agora é transmitida em tempo real, direto das favelas do Rio de Janeiro, onde a as organizações paramilitares, fortemente armadas e falta de coordenação entre governo federal e Estado, contribuíram significativamente para um verdadeiro banho de sangue. Até quando o cidadão brasileiro vai permanecer vítima dessa situação?

Em primeira análise, é pertinente descartar que, segundo o Jornal Nacional, as organizações criminosas estão cada vez mais equipadas, tecnologicamente e taticamente, com a utilização de drones, armas de uso restrito do estado e treinamento militar específico para combate contra as forças de segurança do Estado, fator preponderante para reflexão e alerta dos órgãos públicos com relação as proporções a que chegaram esses grupos e dos riscos que a propagação dessas organizações podem acarretar para a ordem pública do país. (Parágrafo frasal. Delimite e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de coordenação entre estado e governo federal evidência a escasses de políticas públicas planejadas com mais eficiência e objetivo. O alto grau de risco enfrentado pelos agentes de segurança no adentrar dos becos e vielas do Rio, (Sem vírgula) são os mesmos enfrentados por países que vivem em guerra, como, por exemplo, Israel. Desse modo, a desarticulação e falta de diálogo entre os representantes do estado corroboram para uma ação desarticulada, o que transparece o confronto de idéias políticas e coloca em risco a segurança da população e agentes envolvidos na operação.

(Boa estratégia coesiva) Logo, afim de garantir a ordem do estado e a segurança pública da população, é necessário que o Governo Federal, em harmonia com os estados, criem políticas de enfrentamento a grupos criminosos, como intuito de mitigar o fortalecimento e propagação desses grupos para outros estados, por meio de endurecimento de leis e penas severas para quem está em articulação com esses grupos. Além disso, é notório o alto índice de jovens e adolescentes que fazem parte desse mundo criminoso, o que demanda também ações do Estados com o objetivo de distanciar essas vidas do mundo do crime. Para isso, é necessário que o estado ofereça maior qualidade de vida, com direito e garantias fundamentais inerentes a cada cidadão brasileiro. (Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200