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As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

Enviada em: 06/11/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
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Inteligência Artificial
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Iara - Correção por Inteligência Artificial

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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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A série “Cidade dos Homens” retrata de forma sensível o cotidiano de jovens em comunidades cariocas, marcadas pela violência e pela presença constante da polícia. Analogamente à obra, observa-se que, no Brasil contemporâneo, as operações policiais em favelas têm provocado graves consequências para a população que ali vive, como a perda de vidas inocentes e a intensificação do medo. É inadmissível que, em um Estado democrático de direito, cidadãos sejam constantemente expostos a ações que ferem seus direitos fundamentais. Nesse contexto, é necessário compreender que esse problema decorre tanto da negligência governamental quanto da falta de preparo das forças de segurança. (Muito bem. Formulou a tese e contextualizou o tema)

Em primeiro plano, evidencia-se a ausência de políticas públicas eficazes voltadas para a segurança cidadã. Segundo Émile Durkheim, o comportamento do indivíduo é reflexo do meio social em que está inserido. Assim, em uma sociedade que normaliza a violência estatal, torna-se comum a naturalização de mortes e abusos durante operações. Nota-se, portanto, que a falta de investimentos em segurança preventiva e em educação policial contribui para a perpetuação de um ciclo de violência que atinge, sobretudo, os mais pobres.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a Constituição Federal de 1988 assegura o direito à vida e à segurança para todos os cidadãos. Entretanto, a realidade das favelas brasileiras demonstra o contrário: ações policiais desordenadas resultam em vítimas inocentes, inclusive crianças, e alimentam o sentimento de desconfiança entre moradores e autoridades. Essa conjuntura evidencia a carência de políticas públicas que priorizem o diálogo e o respeito aos direitos humanos, reforçando a desigualdade social e o estigma sobre quem vive nas periferias.

(Boa estratégia coesiva) Torna-se, portanto, imprescindível intervir nesse cenário. O governo federal, em parceria com as secretarias estaduais de segurança, deve, por meio de projetos de capacitação e fiscalização rigorosa das operações, promover a reformulação das práticas policiais, como treinamentos em direitos humanos e investimentos em inteligência e tecnologia, a fim de reduzir a violência e garantir o respeito à vida dos moradores das favelas. Somente assim será possível construir uma sociedade mais humana e justa, como defende “Cidade dos Homens”, ao revelar a dignidade e a resistência das comunidades brasileiras. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200