As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil
Enviada em: 06/11/2025
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Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
200
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
960
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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A série “Cidade dos Homens” retrata de forma sensível o cotidiano de jovens em comunidades cariocas, marcadas pela violência e pela presença constante da polícia. Analogamente à obra, observa-se que, no Brasil contemporâneo, as operações policiais em favelas têm provocado graves consequências para a população que ali vive, como a perda de vidas inocentes e a intensificação do medo. É inadmissível que, em um Estado democrático de direito, cidadãos sejam constantemente expostos a ações que ferem seus direitos fundamentais. Nesse contexto, é necessário compreender que esse problema decorre tanto da negligência governamental quanto da falta de preparo das forças de segurança. (Muito bem. Formulou a tese e contextualizou o tema)
Em primeiro plano, evidencia-se a ausência de políticas públicas eficazes voltadas para a segurança cidadã. Segundo Émile Durkheim, o comportamento do indivíduo é reflexo do meio social em que está inserido. Assim, em uma sociedade que normaliza a violência estatal, torna-se comum a naturalização de mortes e abusos durante operações. Nota-se, portanto, que a falta de investimentos em segurança preventiva e em educação policial contribui para a perpetuação de um ciclo de violência que atinge, sobretudo, os mais pobres.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a Constituição Federal de 1988 assegura o direito à vida e à segurança para todos os cidadãos. Entretanto, a realidade das favelas brasileiras demonstra o contrário: ações policiais desordenadas resultam em vítimas inocentes, inclusive crianças, e alimentam o sentimento de desconfiança entre moradores e autoridades. Essa conjuntura evidencia a carência de políticas públicas que priorizem o diálogo e o respeito aos direitos humanos, reforçando a desigualdade social e o estigma sobre quem vive nas periferias.
(Boa estratégia coesiva) Torna-se, portanto, imprescindível intervir nesse cenário. O governo federal, em parceria com as secretarias estaduais de segurança, deve, por meio de projetos de capacitação e fiscalização rigorosa das operações, promover a reformulação das práticas policiais, como treinamentos em direitos humanos e investimentos em inteligência e tecnologia, a fim de reduzir a violência e garantir o respeito à vida dos moradores das favelas. Somente assim será possível construir uma sociedade mais humana e justa, como defende “Cidade dos Homens”, ao revelar a dignidade e a resistência das comunidades brasileiras. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
200
Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
160
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
200
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.