Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 720 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Recentemente, os brasileiros têm se deparado com diversas notícias de operações policiais no estado do Rio de Janeiro.Tais operações têm o objetivo de combater a criminalidade e garantir a segurança dos cidadãos. No entanto, uma grande parcela da população questiona a eficácia dessas operações e se pergunta sobre quais consequências elas trazem para quem vive nas favelas.
Nesse sentido, é importante observar a violência empregada nas operações. Na recente megaoperação realizada em outubro de 2025 nos complexos da Penha e Alemão, foram 64 mortos e 9 feridos, se tornando a mais letal da história do estado. (Explore a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, também há a interrupção das atividades da comunidade durante as operações. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, 46 escolas foram fechadas e 6 postos de saúde interromperam seu funcionamento. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Logo, pode-se concluir que as operações trazem diversas repercussões e é necessário que o governo e a polícia tomem medidas para minimizar as consequências para a população das comunidades, por meio da elaboração de estratégias menos violentas e mais eficazes, para que os moradores não sejam afetados. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
As discussões apresentadas são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |