Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Não é novidade oque enfrentamos, a situação das favelas no brasil são criticas no dia a dia, e só piora quando envolvido as operações policiais. A grande maioria da população que não vive nas favelas, só lembram que esse problema existe quando algo estrondoso acontece, como o confronto da polícia contra o CV, que está acontecendo nos dias de hoje. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Primeiramente precisamos entender oque é o CV, mais conhecido como Comando Vermelho, (Ponto final) ele é uma das maiores e com mais visibilidade facções do Brasil, que teve inicio no Rio de Janeiro, mas se instalou em outras regiões do Brasil como o Nordeste e Norte. A facção teve inicio com antigos presos comuns e políticos, e agora se abrange cada vez mais.
Com toda essa situação que está ocorrendo, precisamos dar importância para tudo isso, a população que vive nesse lugar perigoso sente medo todos os dias de levar uma bala perdida e de entrarem em suas casas, tirando o fato da extorsão que os moradores sofrem da facção. Isso prejudica a educação, sociedade, infraestrutura, economia, segurança, bem estar dos moradores, etc.
Torna-se evidente que alguém precisa adotar medidas drásticas. Portanto o Governo Federal junto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, intensifiquem a luta contra o Comando Vermelho, por meio de Forças-Tarefas focadas em rastrear e confiscar o patrimônio dos líderes dessa facção. E é evidente que ao mesmo tempo o Ministério da Educação faça campanhas que forneça campanhas de apoio e abrigos para as famílias que estão em área de risco
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto e a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 480 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |