Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Na primeira semana de novembro de 2025 ocorreu uma intensa operação policial em algumas favelas do Rio de Janeiro, com o intuito de desestabilizar o crime organizado. No entanto, muitos moradores foram surpreendidos horas depois do fim da operação com um número assustador de 121 mortes, onde muitos familiares afirmam que seus entes não tinham nenhum tipo de ligação com o crime organizado. Esse e muitos outros confrontos policiais nas favelas brasileiras geram consequências para os moradores, como: a falta de confiança no setor policial e problemas de saúde. (Melhore a contextualização do tema)
De início, é importante ressaltar que em muitos confrontos entre policiais e alvos das operações, alguns moradores de bem podem ser afetados tragicamente por parte da polícia. Nesse último confronto, um relato marcante foi de um pai que teve diversas crises de insônia e pesadelos após encontrar o corpo do filho decapitado e preso a uma árvore. Esse relato mostra como as operações policiais nas favelas podem fugir completamente do foco e causar um ambiente de terror para os moradores. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, até os moradores que não tiveram perdas familiares em decorrência de alguma ação policial são afetados. Como mostra uma pesquisa conduzida pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesac), onde um terço dos entrevistados tiveram problemas na saúde como tremores e falta de ar durante as ações. A operação, efetuada em novembro, mostrou, portanto, o cenário de terror imposto sobre a população periférica e as consequências sobre elas. (Reestruture e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, é dever da Secretaria Estadual de Segurança Pública, responsável por autorizar e coordenar grandes operações policiais, organizar e criar ações de inteligência que busquem averiguar como a população das favelas foi afetada pelos confrontos. (Truncamento) Por meio de aulas ministradas pelos próprio moradores das favelas que poderão debater sobre como os moradores de bem podem evitar serem afetados pelas operações. Destarte, essas medidas têm como objetivo melhorar a confiança dos moradores nos policiais, e, portanto, diminuir as consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |