Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
No filme brasileiro "Cidade de Deus", lançado em 2002, ilustra a trajetória de jovens que, diante da ausência de políticas eficazes, encontram na criminalidade uma forma de sobrevivência, revelando a complexidade da violência urbana no país. De maneira análoga, percebe-se que essa criminalidade não está apenas na ficção, visto que enfrentamos inúmeros desafios com segurança nas cidades brasileiras. Diante disso, cabe refletir acerca da omissão estatal, (Sem vírgula) e desigualdades sociais para compreender essa problemática no país.
Nesse contexto, é válido considerar a omissão governamental como um principal fator catalisador dessas violências nas cidades. Segundo o arcebispo Desmond Tutu, "se você fica neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor". Sob essa ótica, é nítido que o Estado não intervém de maneira suficiente para amenizar as injustas violências na atualidade, se mantendo neutros em decisões difíceis, e se limitando a resolver essa problemática de maneira intrusiva. Assim, torna-se evidente que a omissão governamental é um empecilho para a superação dessa ferocidade.
Outro sim, é relevante considerar a desigualdade social como causa direta da dificuldade de segurança na população. O escritor africano Suassuna, defende a existência de uma injusta secularização, capaz de dividir a nação brasileira em duas vertentes, a dos favorecidos e dos despossuídos. É notável que tal violência exuberante ocorre em área mais desfavorecidas, onde não se possui a governação correta, e segurança necessária. Locais como, (Sem vírgula) favelas e lugares de periferia, (Sem vírgula) sofrem com uma marginalização em caso mais extremo, do que locais mais favorecidos no nosso Brasil. Logo, é notório a razão para o enorme ímpeto na urbanização.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se claro a violência e a necessidade de combatê-la. Dessa maneira, é importante que o governo federal atue com medidas de segurança intrusivas nesses locais afetados, por meio de vigilância 24 horas nas ruas,aumento de viaturas para rondas nas cidades, e fiscalização coerente e eficaz nos locais de favela, periferia e outros. (Truncamento) A fim de amenizar a violência em nossa população e disponibilizar uma segurança concreta para todos. Assim, o filme Cidade de Deus não será uma realidade atual no Brasil.
Dados correção tradicional
Abordagem tangencial. Reestruture e desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
| NOTA FINAL: 480 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |