Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Desde o Iluminismo, com o avanço do pensamento racional e científico, a humanidade busca construir uma sociedade baseada no progresso e na igualdade. Contudo, no Brasil, ainda se observa a persistência de desafios que comprometem o pleno desenvolvimento social. Diante disso, percebe-se que as consequências de das operações policiais para a população das favelas do Brasil configura-se como um obstáculo relevante, uma vez que reflete tanto a negligência do Estado quanto a falta de engajamento coletivo. É essencial, portanto, discutir as causas e consequências dessa problemática para que se alcance uma sociedade mais justa e consciente.
Em primeiro lugar, é notório que a ausência de políticas públicas eficazes intensifica o problema. Sob essa ótica, o filósofo Jean-Jacques Rousseau afirmava que o Estado deve garantir o bem comum e zelar pela coletividade — algo que, na prática, muitas vezes não ocorre. No Brasil, observa-se que ações governamentais voltadas as consequências das operações policias para a população das favelas do Brasil são frequentemente insuficientes ou mal executadas, o que perpetua desigualdades e prejudica o desenvolvimento social. Assim, a falta de investimento e planejamento público contribui para a manutenção dessa realidade e impede avanços estruturais duradouros.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é preciso destacar que a postura da sociedade também influencia diretamente essa questão. De acordo com Émile Durkheim, o comportamento coletivo molda as estruturas sociais — e, no caso brasileiro, a indiferença e a falta de conscientização agravam o cenário. Isso se evidencia quando parte da população naturaliza o problema, deixando de cobrar soluções ou de agir de forma responsável. Ademais, a influência da mídia e da internet pode reforçar estereótipos ou desinformações sobre o tema, dificultando a construção de um senso crítico. Desse modo, a transformação efetiva depende de mudanças culturais e educacionais que promovam empatia e reflexão. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível que o Governo Federal crie e amplie políticas públicas educativas e de conscientização , por meio de campanhas midiáticas, parcerias com escolas e influenciadores digitais , com o intuito de promover a reflexão crítica da sociedade sobre as consequências das operações policiais para a populaçãoem favelas do Brasil. Tais ações devem ser contínuas e fiscalizadas por órgãos competentes, a fim de garantir que o Brasil avance rumo a um futuro mais justo, empático e equilibrado. Somente assim será possível superar os entraves históricos que ainda limitam o progresso coletivo. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |