Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
De acordo com o Nelson Mandela ´´ A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo`` (Melhore a coesão textual) com isso podemos dizer que o principal fator de culpa pela criminalidade e o estudo precário nas escolas publicas do brasil e o pouco interesse do governo nas crianças e nos adolescentes . As operações policias tem o intuito de neutralizar as organizações criminosas nas favelas, já que as mesmas são um câncer na nossa sociedade que oprimem os moradores de bem. (Reescreva e contextualize o tema com clareza)
Diante desse cenário, e preciso entender a gravidade da situação e mudá-la. As operações policias de alta letalidade não e só perigoso para os criminosos, mas também os moradores que pagam impostos, trabalham e contribuem com seu país. A criminalidade ocorre, muitas das vezes, por motivo de falta de emprego, desigualdade social e entre outros, o que faz com que o jovem entre para o mundo do crime. (Reestruture e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, de acordo com o site a agencia do brasil , indivíduos que vivem nessas aéreas que frequentemente há confrontos podem desenvolver ansiedade e outros problemas de saúdes por viverem em uma verdadeira guerra. Como aconteceu no dia 28 de outubro no morro do Alemão e na penha, houve uma megaoperação que tirou a vida de inocentes, como de policias e civis. Segundo o G1, a facção criminosa denominada de Comando Vermelho utilizou-se de drones para bombardear os policias que realizavam a operação. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, e de suma importância mudar esse cenário pela a raiz do problema. Assim o MEC (Desenvolva a sigla) e responsável de investir na educação dos jovens por-meio de companhas educativas e esportes. Já o Governo Federal ,por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem o dever de investir na segurança dentro da favela e propor meios menos violentos e mais bem sucedidas, para reduzir o indicie de criminalidade e melhorar a qualidade de vidas dos moradores da favelas. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões com clareza e produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |