Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Na célebre obra "Guernica", do pintor Pablo Picasso, é retratado um cenário de angústia e aflição, fundamentado na violência extrema empregada no esforço de guerra. Nesse viés, a pintura cubista aproxima-se da realidade brasileira, haja vista o papel desempenhado pela agressividade nas operações policiais realizadas nas favelas do país. Portanto, mediante essa conjuntura, instam-se duas consequências diretas dessa problemática: o aumento do quadro de violência e a intensificação do preconceito estrutural. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, a crescente alta dos casos de hostilidade configura um dos principais efeitos da atividade policial em comunidades marginalizadas. Nessa perspectiva, é válido citar a megaoperação policial executada em 2025 no estado no Rio de Janeiro, a qual incluiu a participação de profissionais armados que visavam desarticular as ações dos criminosos que constituíam o alicerce do tráfico local. Desse modo, embora as forças de segurança necessitem recorrer ao uso de aparatos perigosos - como as armas de alto calibre - para garantir a ordem social, a utilização indiscriminada desses artifícios põe em risco os cidadãos inocentes que residem nas favelas, os quais experienciam um cotidiano orientado pelo receio e o sentimento constante de medo.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, vale elencar a ampliação do ideário preconceituoso como um notório desdobramento das operações policiais em agrupamentos sociais desfavorecidos. Sob essa ótica, no filme "Tropa de Elite", Capitão Nascimento lidera um esquadrão policial especializado, que é incumbido de combater as facções criminosas alojadas nas comunidades do Rio de Janeiro. Nesse prisma, denota-se que a produção cultural corrobora a visão tradicionalista acerca das favelas fluminenses, caracterizada pelo padrão de pensamento unidimensional que descreve esses locais como puramente violentos ou perigosos, desconsiderando os demais atributos dessas regiões devido aos elevados índices de criminalidade. Logo, se a influência do meios midiáticos persistir, a perpetuação da concepção discriminatória a respeito dos agrupamentos sociais citados será inevitável. (Discussão pertinente. Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, em virtude dos entraves supramencionados, é mister uma tomada de ações para mitigação desses estorvos. Dessarte, é dever do Governo Federal, por meio de subsídios governamentais, direcionar investimentos ao setor de segurança pública, aumentando o salário médio dos policiais e adquirindo equipamentos de qualidade, a fim de auferir os meios necessários à proteção da integridade regional, objetivando um país livre da atividade criminosa. Ademais, cabe à mídia, por intermédio de seu alcance extensivo, elaborar documentários e minisséries que ressaltem a pluralidade de características do Rio de Janeiro, com o intuito de desconstruir o modelo de pensamento disfuncional enraizado na sociedade tupiniquim. Somente assim, o Brasil livrar-se-á dessas mazelas sociais, e o panorama violento representado em Guernica tornar-se-á cada vez mais distante da realidade verde-amarela. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |