[Sem título] - Corrige Aqui

As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

Enviada em: 06/11/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

No Brasil, as consequências das operações policiais nas favelas representam um desafio significativo para os direitos humanos e para a construção de uma sociedade mais justa. Isso ocorre porque, como afirma o sociólogo Zygmunt Bauman, vivemos em uma sociedade marcada pela fragilidade das relações e da responsabilidade coletiva, o que dificulta o enfrentamento de problemas sociais complexos. Assim, é fundamental compreender como essas ações afetam diretamente quem vive nesses territórios.

Primeiramente, esse problema é agravado pela falta de políticas públicas eficientes de segurança e inclusão social. Em vez de priorizar educação, lazer, saúde e oportunidades econômicas, o Estado frequentemente adota uma abordagem militarizada, que trata a favela como território inimigo. De acordo com a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado garantir a dignidade, a segurança e a igualdade de todos. Entretanto, quando o poder público não cumpre esse dever, a violência se perpetua e o problema se intensifica. (Discussão pertinente. Explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, tais operações geram consequências graves para a população das favelas. Frequentemente, moradores inocentes sofrem com mortes, traumas psicológicos e violações de direitos, o que reforça o conceito de "violência simbólica", do sociólogo Pierre Bourdieu, quando práticas naturalizadas e institucionalizadas acabam reproduzindo desigualdades sem serem percebidas pela sociedade. Desse modo, essas ações prejudicam tanto o bem-estar das famílias quanto a confiança entre população e Estado, dificultando qualquer avanço social.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante disso, o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e das Secretarias de Segurança Pública, deve promover políticas de segurança cidadã, priorizando educação, assistência social, oportunidades de emprego e policiamento comunitário, com o objetivo de reduzir a violência e fortalecer o diálogo entre Estado e população. Além disso, ONGs (Desenvolva a sigla) e coletivos comunitários devem oferecer acolhimento psicológico e orientação jurídica às famílias afetadas, garantindo apoio e proteção. Assim, será possível construir uma sociedade mais humana, segura e comprometida com os direitos de todos. ​​​​​​​(Proposta completa)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200