Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
No Brasil, as consequências das operações policiais nas favelas representam um desafio significativo para os direitos humanos e para a construção de uma sociedade mais justa. Isso ocorre porque, como afirma o sociólogo Zygmunt Bauman, vivemos em uma sociedade marcada pela fragilidade das relações e da responsabilidade coletiva, o que dificulta o enfrentamento de problemas sociais complexos. Assim, é fundamental compreender como essas ações afetam diretamente quem vive nesses territórios.
Primeiramente, esse problema é agravado pela falta de políticas públicas eficientes de segurança e inclusão social. Em vez de priorizar educação, lazer, saúde e oportunidades econômicas, o Estado frequentemente adota uma abordagem militarizada, que trata a favela como território inimigo. De acordo com a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado garantir a dignidade, a segurança e a igualdade de todos. Entretanto, quando o poder público não cumpre esse dever, a violência se perpetua e o problema se intensifica. (Discussão pertinente. Explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, tais operações geram consequências graves para a população das favelas. Frequentemente, moradores inocentes sofrem com mortes, traumas psicológicos e violações de direitos, o que reforça o conceito de "violência simbólica", do sociólogo Pierre Bourdieu, quando práticas naturalizadas e institucionalizadas acabam reproduzindo desigualdades sem serem percebidas pela sociedade. Desse modo, essas ações prejudicam tanto o bem-estar das famílias quanto a confiança entre população e Estado, dificultando qualquer avanço social.
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e das Secretarias de Segurança Pública, deve promover políticas de segurança cidadã, priorizando educação, assistência social, oportunidades de emprego e policiamento comunitário, com o objetivo de reduzir a violência e fortalecer o diálogo entre Estado e população. Além disso, ONGs (Desenvolva a sigla) e coletivos comunitários devem oferecer acolhimento psicológico e orientação jurídica às famílias afetadas, garantindo apoio e proteção. Assim, será possível construir uma sociedade mais humana, segura e comprometida com os direitos de todos. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |