Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
A Constituição Federal de 1988 assegura os direitos e o bem-estar da população brasileira. Dentro desses direitos, a sua segurança deveria estar incluída. No entanto, quando se observa a deficiência de políticas públicas para reverter o quadro de violência policial nas favelas do Brasil, vemos que esse não é o cenário em que vivemos. Dessa forma, é evidente que a problemática se desenvolve não só devido à negligência governamental, mas também pelo uso indevido de operações policiais movidos por interesses pessoais do Estado e não públicos, diante desse quadro alarmante.
Primeiramente, é importante ressaltar a ausência de iniciativas estatais na construção de um país cuja uma das propriedades seja a segurança pública. Sob a perspectiva do filósofo Tomás de Aquino, todos os indivíduos são dignos e com a mesma importância. Entretanto, a participação mínima do Estado em movimentos que reformem a abordagem policial que causa riscos à quem deveria oferecer segurança viola esse princípio da dignidade. Portanto, é imperativa a reformulação dessa postura estatal urgentemente. (Melhore a construção dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o uso indevido de operações policiais, movidos apenas por interesses do Estado, também pode ser apontado com promotor do problema. O ocorrido de 28 de outubro no Rio de Janeiro obteve a tragédia de mais de 100 pessoas mortas, mobilizando o país inteiro pela brutalidade desnecessária que expôs trabalhadores, idosos e crianças ao perigo, além de serem as pessoas que moram em periferias as mais afetadas pela violência policial, devido à exclusão e marginalização dessas áreas. Urge, portanto, as atuações governamental e social ativas para que os impasses acerca dessa problemática sejam superadas. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, o Tribunal de Contas da União deve dirigir capital que, por intermédio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, será revertido em melhores estruturas e condições de vida para quem mora perto de áreas com alto índice de violência e criminalidade. Inclusive, ampliar o acesso à educação e ao trabalho, para que o crime não se torne opção dos mais desfavorecidos em questão financeira. Além de utilizar ferramentas midiáticas para denunciar os descasos causados por operações policiais, afim de trazer justiça e visibilidade para as famílias que perderam entes queridos no meio dessas guerras. Uma vez que, para que a segurança pública seja plenamente praticada, a periferia deve parar de ser o alvo de operações violentas e planejamentos mais cautelosos devem ser dedicados á esses atos. Dessa forma, o preceito constitucional poderá ser consolidado no Brasil.
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões com clareza e produtividade. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |