Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
No livro “A República”, o filósofo Platão descreve uma sociedade ideal guiada pela justiça e pela harmonia coletiva. No entanto, quando se observa o cenário brasileiro contemporâneo, nota-se que essa concepção permanece distante da realidade, especialmente ao considerar o problema das operações policiais para a população das favelas no Brasil. Esse cenário se revela preocupante, pois evidencia não apenas falhas históricas nas políticas públicas, mas também a persistência de padrões sociais que dificultam transformações significativas.
Sob essa perspectiva, é possível afirmar que o Estado brasileiro apresenta fragilidades ao lidar com tal questão. Isso porque, conforme defende o sociólogo Zygmunt Bauman, a modernidade líquida tornou as relações mais frágeis e os vínculos coletivos menos sólidos, o que contribui para a naturalização de problemas sociais. Assim, a ausência de ações governamentais efetivas e contínuas permite que as consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil permaneça como um desafio estrutural, afetando grupos vulneráveis e aprofundando desigualdades.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a sociedade civil também possui responsabilidade no debate. Muitas vezes, atitudes de indiferença, desinformação ou preconceito contribuem para a manutenção do problema. Esse comportamento pode ser entendido pela hierarquia proposta por Abraham Maslow, segundo a qual necessidades básicas não atendidas dificultam a construção de consciência crítica e engajamento social. Logo, enquanto faltar educação de qualidade e incentivo ao pensamento reflexivo, o enfrentamento das consequências das operações policiais se tornará ainda mais desafiador.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, torna-se imprescindível que medidas sejam tomadas para mitigar as consequências das operações policiais para a população nas favelas. Nesse sentido, o Governo Federal, em parceria com estados e municípios, deve desenvolver políticas públicas contínuas, voltadas à ampliação do acesso à informação de qualidade e à promoção de ações educativas — por meio de investimentos em campanhas de conscientização nos meios de comunicação e na formação de profissionais capacitados para atuar nas comunidades — do objetivo de estimular a reflexão crítica e reduzir desigualdades. Paralelamente, a sociedade civil pode contribuir por meio de projetos comunitários e espaços de diálogo, que promovam empatia e participação social. Assim, será possível aproximar a realidade brasileira do ideal de justiça e harmonia defendido por Platão, favorecendo uma transformação social efetiva e duradoura. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |