[Sem título] - Corrige Aqui

As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

Enviada em: 06/11/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

No livro “A República”, o filósofo Platão descreve uma sociedade ideal guiada pela justiça e pela harmonia coletiva. No entanto, quando se observa o cenário brasileiro contemporâneo, nota-se que essa concepção permanece distante da realidade, especialmente ao considerar o problema das operações policiais para a população das favelas no Brasil. Esse cenário se revela preocupante, pois evidencia não apenas falhas históricas nas políticas públicas, mas também a persistência de padrões sociais que dificultam transformações significativas.

Sob essa perspectiva, é possível afirmar que o Estado brasileiro apresenta fragilidades ao lidar com tal questão. Isso porque, conforme defende o sociólogo Zygmunt Bauman, a modernidade líquida tornou as relações mais frágeis e os vínculos coletivos menos sólidos, o que contribui para a naturalização de problemas sociais. Assim, a ausência de ações governamentais efetivas e contínuas permite que as consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil permaneça como um desafio estrutural, afetando grupos vulneráveis e aprofundando desigualdades.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a sociedade civil também possui responsabilidade no debate. Muitas vezes, atitudes de indiferença, desinformação ou preconceito contribuem para a manutenção do problema. Esse comportamento pode ser entendido pela hierarquia proposta por Abraham Maslow, segundo a qual necessidades básicas não atendidas dificultam a construção de consciência crítica e engajamento social. Logo, enquanto faltar educação de qualidade e incentivo ao pensamento reflexivo, o enfrentamento das consequências das operações policiais se tornará ainda mais desafiador.

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, torna-se imprescindível que medidas sejam tomadas para mitigar as consequências das operações policiais para a população nas favelas. Nesse sentido, o Governo Federal, em parceria com estados e municípios, deve desenvolver políticas públicas contínuas, voltadas à ampliação do acesso à informação de qualidade e à promoção de ações educativas — por meio de investimentos em campanhas de conscientização nos meios de comunicação e na formação de profissionais capacitados para atuar nas comunidades — do objetivo de estimular a reflexão crítica e reduzir desigualdades. Paralelamente, a sociedade civil pode contribuir por meio de projetos comunitários e espaços de diálogo, que promovam empatia e participação social. Assim, será possível aproximar a realidade brasileira do ideal de justiça e harmonia defendido por Platão, favorecendo uma transformação social efetiva e duradoura. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200