Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
A Constituição federal de 1988 - norma de maior hierarquia no sistema judiciário brasileiro - assegura o direito á segurança para todos os cidadãos. Entretanto, esse direito é violado ao se observar uma grave consequência das operações policiais nas favelas (Explore mais essa ideia). Com efeito, torna-se imprescindível analisar as causas da problemática: a omissão estatal e a desigualdade social. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, a negligência do Estado agrava a questão. Segundo o filósofo inglês John Locke, cabe ao poder público gerir a sociedade por meio de um contrato social. Contudo, esse contrato é rompido diante da ausência de ações governamentais eficazes, voltada para a segurança dos moradores nas comunidades carentes. Assim, é inconcebível que o governo permaneça omisso frente a falta de suporte para os indivíduos que presenciam tal fato. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a exclusão social reforça esse impasse. Nesse viés, o filósofo norte-americano John Rawls alega que a desigualdade social é a negação da justiça e da igualdade de direitos entre os seres humanos. Sob essa ótica, as palavras do pensador afirmam como o desprivilégio atinge extremamente a classe mais baixa, oque retroalimenta a omissão do Estado em não promover a segurança nas comunidades. Desse modo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar. (Melhore a relação dessa discussão com o tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é crucial reverter esse quadro atual. Para que as consequências das operações policiais não sejam precárias nas favelas do Brasil, o Ministério Público- responsável por promover as leis e aos direitos dos cidadãos-deve investir em campanhas de auto ajuda para individuos que não possuem segurança em suas moradias, por meio de divulgações nas mídias e televisas, a fim de tornar uma sociedade permeada. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |