[Sem título] - Corrige Aqui

As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

Enviada em: 06/11/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1988 - norma de maior hierarquia no sistema judiciário brasileiro - assegura o direito á segurança para todos os cidadãos. Entretanto, esse direito é violado ao se observar uma grave consequência das operações policiais nas favelas (Explore mais essa ideia). Com efeito, torna-se imprescindível analisar as causas da problemática: a omissão estatal e a desigualdade social. (Muito bem. Formulou a tese)

Diante desse cenário, a negligência do Estado agrava a questão. Segundo o filósofo inglês John Locke, cabe ao poder público gerir a sociedade por meio de um contrato social. Contudo, esse contrato é rompido diante da ausência de ações governamentais eficazes, voltada para a segurança dos moradores nas comunidades carentes. Assim, é inconcebível que o governo permaneça omisso frente a falta de suporte para os indivíduos que presenciam tal fato. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a exclusão social reforça esse impasse. Nesse viés, o filósofo norte-americano John Rawls alega que a desigualdade social é a negação da justiça e da igualdade de direitos entre os seres humanos. Sob essa ótica, as palavras do pensador afirmam como o desprivilégio atinge extremamente a classe mais baixa, oque retroalimenta a omissão do Estado em não promover a segurança nas comunidades. Desse modo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar. (Melhore a relação dessa discussão com o tema)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é crucial reverter esse quadro atual. Para que as consequências das operações policiais não sejam precárias nas favelas do Brasil, o Ministério Público- responsável por promover as leis e aos direitos dos cidadãos-deve investir em campanhas de auto ajuda para individuos que não possuem segurança em suas moradias, por meio de divulgações nas mídias e televisas, a fim de tornar uma sociedade permeada. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200